Notícias
Compartilhar

Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe elege nova gestão

A Ação Educativa participou entre os dias 28 e 31 de maio, em Lima, no Peru, da 8ª Assembleia Geral do Conselho de Educação de Adultos da América Latina (CEAAL), que passou a se chamar Conselho Popular da América Latina e do Caribe (a sigla foi mantida). Durante o encontro, que reuniu mais de cem pessoas de 21 países da região, foi feita a aprovação dos balanços da gestão anterior e também a eleição de uma nova direção, que deverá gerir o Conselho pelos próximos quatro anos.

Por unanimidade, foram eleitos Oscar Jara, da organização Alforja (Costa Rica), para Presidente; Nélida Céspedes, da Tarea (Peru), para a Secretaria Geral; Edgardo Alvarez, da PIEE (Chile), como Tesoureiro; Yadira Rocha, do IPADE (Nicarágua) para Fiscal; e Thaís Bernardes, da Ação Educativa, como Conselheira Fiscal.

Em fala sobre a nova gestão, Thaís, defendeu que é preciso fortalecer cada vez mais o espaço de CEAAL. “Todas as possibilidades de intercâmbios e aprendizagens com diferentes experiências realizadas a partir da educação popular em toda a América Latina e Caribe trazem, além de enriquecimento das organizações e de suas práticas, o fortalecimento da ideia de que outro mundo é possível e que existem muitas pessoas e instituições pensando a educação, os direitos humanos e as relações humanas partir do Sul”, diz.

De acordo com a nova Conselheira Fiscal, a troca proporcionada pelo espaço do Conselho permite fortalecer a construção de conhecimento e práticas feitas com as comunidades e populações locais. “Sem sombra de dúvidas todas as discussões e reflexões irão contribuir muito com a próxima gestão e, com certeza, o coletivo Brasil, que irá se fortalecer nos próximos anos” declarou.

Atividades

Durante a Assembleia foi realizado o painel “Educação Popular e Dinâmicas de Construção do Poder na América Latina e no Caribe”, com os especialistas Pilar Ubilla (Uruguai), José Seoane (Argentina), Alejandro Cussianovich (Peru) y Marcos Raúl Mejía (Colômbia). Eles analisaram o contexto atual dos países da região e identificaram desafios que devem ser levado em conta para a implementação de políticas de educação inclusiva. Foi realizada ainda uma Feira Pedagógica, aberta a todos e todas, para compartilhar experiências de educação popular dos diversos países, com rodas de conversa e atividades lúdicas e culturais.

O ponto alto do encontro foi a homenagem a Raúl Leis, sociólogo panamenho que foi Secretário Geral do CEAAL até o ano passado, quando faleceu, e ao educador brasileiro Paulo Freire, ideólogo da Educação Popular e fundador do Conselho.

Leia também:

Seminário debate privatização da educação na América Latina e Caribe

CLADE e Fórum Sociedade Civil preparatório da Confintea VI

Ceaal expressa preocupação com cenário sócio-político na Nicarágua

Assembléia da Ceaal: A educação popular está viva!

 

Comentários: