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Curso debate relações entre direitos humanos, educação e tecnologias

Formação terá seu terceiro encontro neste sábado (10/05) e pode ser acompanhada ao vivo pela internet

Quais as relações possíveis entre direitos humanos e tecnologias? Como garantir o direito à educação? Qual é o papel das tecnologias nas escolas? Muitas perguntas e provocações marcaram o primeiro encontro curso “Educação, Direitos Humanos e Tecnologias”, no sábado, dia 12 de abril.

Pela manhã, Ester Rizzi — advogada e assessora da unidade Ação na Justiça da Ação Educativa —, e Michelle Prazeres — doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP —, partiram dessas perguntas para apresentar conceitos e reflexões estruturantes de todo o curso.

“O diálogo entre estes dois campos tem se dado em muitas frentes e nem sempre numa perspectiva positiva, mas preponderantemente numa lógica de mercantilização da educação. O desafio é pensar esta relação a partir de outras lógicas – do empoderamento de sujeitos e de garantia de direitos – que permeiam os dois campos. Por isso esse dabate é tão importante e acho que deve nos trazer muitos aprendizados”, afirmou Gustavo Paiva, coordenador do Observatório da Educação e um dos organizadores do curso.

A formação, promovida pela Ação Educativa com apoio da Wikimedia Foundation, tem como objetivo promover a discussão sobre tecnologias e suas relações com direitos humanos, em particular com o direito humano à educação, a partir de uma perspectiva crítica e criativa.

Todos os sábados, até o dia 14 de junho, os 60 educadores/as, gestores/as, estudantes, jornalistas, militantes de movimentos sociais e de organizações não-governamentais que estão participando presencialmente do curso têm discutido temas com temas como Direitos Humanos, Direito Humano à Educação, Produção Colaborativa de Conhecimento, Recursos Educacionais Abertos, Educação Democrática, Tecnologias e Mobilização Social, Wikipedia, e Redes Sociais, entre outros temas (confira aqui a programação completa).

Baseada em princípios da Educação Popular, a formação é dividida em dois momentos: pela manhã, há seminários e rodas de conversa; e no período da tarde, exposições dialogadas e oficinas, sempre com a participação de convidados de redes e organizações com acúmulos e experiências nos respectivos temas.

Próximo encontro

Todos os encontros do curso são transmitidos ao vivo e podem ser acompanhados em acaoeducativa.org.br/aovivo. No encontro deste sábado (10), a pesquisadora Jamila Venturini apresentará o conceito de Recursos Educacionais Abertos, abordando questões como licenças, políticas e condições de trabalho de professores. Também no sábado, Mary Lane Hutner, que coordenou o Projeto Folhas do governo estadual do Paraná, relata sua experiência na construção de uma política pública de produção de conteúdos pelos professores da rede estadual.

Seguindo os princípios de uma educação aberta, o curso é foi todo estruturado na Wikiversidade, um projeto Wikimedia voltado ao oferecimento de cursos e que permite a interação com seus usuários. Na página do curso, você encontra relatos, apresentações e vídeos de cada encontro. Eles também estão disponíveis em acaoeducativa.org.br/fdh. Confira aqui os temas e os vídeos dos encontros anteriores.

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