Editais
Compartilhar

Edital Democracia Viva 2023 recebe propostas formativas para nossa programação anual

Formadores/as, instituições e coletivos podem propor atividades nas mais variadas temáticas relacionadas aos direitos humanos

O Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos está com inscrições abertas para o edital público “Democracia Viva 2023: construindo utopias e alimentando esperanças”. O objetivo é receber propostas de formações para compor a programação anual de atividades de 2023, que acontece de março a novembro. Organizações da sociedade civil, coletivos, movimentos sociais, educadoras e educadores, ativistas, parceiros e parceiras na afirmação da importância dos direitos humanos no país e no mundo podem se inscrever até dia 29 de janeiro.

Essa é a terceira edição do edital, que aceita propostas para debates / rodas de conversa, oficinas, cursos de curta duração e nossa categoria Terças Insurgentes, que oferece formações sobre o pensamento de pensadoras e pensadores críticos/as. As atividades do Centro de Formação estão organizadas em cinco eixos programáticos, compreendidos como profundamente interconectados. São eles: Por inteiro; Educação viva; Igualdade e diferenças; Mil artes, linguagens e tecnologias; e Sociedade em movimento. Serão aceitas propostas nas seguintes modalidades: atividades presenciais; atividades de educação a distância (categorias colaborativa síncrona e mista); e atividades híbridas.

As propostas serão analisadas por uma comissão da Ação Educativa, de acordo com o perfil dos proponentes – propostas advindas de coletivos juvenis, negros, LGBTQIAP+, periféricos, feministas serão valorizadas; adequação aos objetivos e à proposta programática do Centro de Formação; histórico e experiência da instituição, do coletivo ou das formadoras/es; inovação da atividade; viabilidade; e capacidade de engajamento do/a proponente na divulgação e mobilização de públicos.

O Centro de Formação faz parte de uma estratégia institucional de anúncio, de pesquisa e de experimentação de novas possibilidades formativas, que considerem a integralidade dos sujeitos e dos direitos humanos. Por meio dessa estratégia, procuramos agregar pessoas, grupos e instituições para resistir aos retrocessos, para estudar, para conversar, para somar forças, para se repensar, para promover novas leituras e provocações, para se cuidar, para semear esperanças, para construir novas alianças políticas e possibilidades críticas e criativas. Presencialmente, oferecemos mais de 80 atividades formativas nos primeiros anos de funcionamento, em uma rede com cerca de 200 educadores/as.

Em 2020, com atividades presenciais impossibilitadas pela pandemia, iniciamos uma nova fase de formações, com o objetivo de alcançar lugares e pessoas que ainda não conhecem nosso trabalho, mas que têm os mais variados interesses e inserções no campo dos direitos humanos. Nesses últimos dois anos, as formações alcançaram cerca de 190 municípios/cidades do Brasil e mais de 2.000 pessoas, muitos professores/as e educadores/as populares.

Por meio do sistema de financiamento solidário do Centro de Formação, pela primeira vez em sua história, a Ação Educativa passa a realizar atividades formativas pagas. O sistema é composto por três faixas de contribuição: valor mínimo; valor ideal e “posso pagar mais!”.

O formulário de proposição pode ser encontrado aqui

Para saber mais, é necessário acessar o edital completo:

Download de arquivo (492 KB)
Comentários: