Editais
Compartilhar

Edital Público EM LUTA- Estudantes por um Ensino Médio de Qualidade!

SELEÇÃO DE INICIATIVAS DE MOBILIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO JUVENIL EM ESCOLAS

A Ação Educativa, e o Projeto Tô no Rumo – Jovens e escolha profissional, convidam coletivos juvenis, grêmios estudantis e grupos de estudantes de 1o, 2o e 3o anos do Ensino Médio de escolas públicas da Região Metropolitana de São Paulo a participarem do Edital Público EM LUTA – Estudantes por um Ensino Médio de Qualidade!

1 DOS OBJETIVOS E FOCO TEMÁTICO

As propostas selecionadas pelo Edital Público EM LUTA – Estudantes por um Ensino Médio
de Qualidade! irão receber apoio técnico e financeiro para estudantes colocarem em prática
projetos novos ou já existentes, que contribuam para um ou mais destes objetivos:

a) ampliar e fortalecer a organização coletiva de estudantes nas suas escolas;
b) ajudar a identificar e dar visibilidade aos desafios diversos que têm sido vivenciados desde o início da pandemia de Covid 19, e que influenciam diretamente nos estudos, na vida escolar e nos projetos futuros das/os jovens estudantes;

c) ampliar a capacidade de diálogo de jovens com a escola, entre estudantes e com as políticas educacionais, no sentido de garantir uma educação de qualidade e maior participação da juventude;

d) auxiliar jovens estudantes a pensar sobre temas do seu cotidiano, tais como: trabalho, trabalho doméstico, escolha profissional, continuidade dos estudos após a escola (cursinhos, formação técnica, ensino superior e outros), saúde mental, seus planos futuros e projetos
para além da escola;

e) mapear e intervir em questões/desafios existentes nos territórios onde as escolas estão inseridas;

f) atuar com as agendas de raça, gênero e sexualidade na sociedade brasileira em geral e, especificamente, na escola pública.

2 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

As propostas serão analisadas pela equipe da Ação Educativa seguindo os seguintes critérios:

a) as inscrições devem ser feitas em nome de um coletivo com no mínimo 3 estudantes. Podem ser jovens que já desenvolvam atividades ou que tenham interesse em desenvolver;

b) poderão ser inscritos coletivos de escolas públicas de Ensino Médio da Região Metropolitana de São Paulo;

c) adequação aos objetivos/temas propostos (descritos na Parte 1);

d) o período de realização da proposta deve ser entre os meses de junho a novembro de 2022;

e) viabilidade tendo em vista valores financeiros e tempos disponíveis (prazos);

f) as atividades desenvolvidas pelas/os jovens podem ser realizadas de forma remota ou
presencial;

g) as propostas devem contribuir para a superação das desigualdades e o fortalecimento de
práticas democráticas;

h) serão valorizadas propostas que envolvam estudantes negras e negros, indígenas, quilombolas, LGBTQIA+ e jovens com deficiência;

Serão desclassificadas propostas que questionem a garantia dos direitos humanos efetivamente para todas as pessoas e grupos sociais; que promovam violência, xenofobia, racismo, machismo, LGBTfobia, ódio e outras formas de preconceito ou discriminação negativa e/ou que estejam em conflito com a Constituição Federal de 1988, com a legislação brasileira e com as normativas nacionais e internacionais de Direitos Humanos e de Proteção do Meio Ambiente das quais o país é signatário.

3 INFORMAÇÕES

➜ Prazo de inscrição: todas as propostas devem ser submetidas por escrito até às 23 horas e 59 minutos do dia 14 de abril de 2022 (quinta-feira).

Para acessar o formulário, clique: https://aeduc.typeform.com/emluta.

➜ Serão três opções de inscrição: “Tenho uma iniciativa” (para jovens que já participam de alguma iniciativa), “Conheço uma iniciativa” (inscrição por pessoa que conhece uma iniciativa, ex.: professoras/es e/ou gestoras/es podem fazer inscrição de estudantes) e “Quero construir uma iniciativa” (para jovens que tem uma ideia que gostariam de colocar em prática).

➜ Divulgação das propostas selecionadas: 25 de abril de 2022.

➜ Quantidade de propostas selecionadas: 12 (doze) propostas serão selecionadas no total. Cada coletivo poderá apresentar até 2 (duas) propostas.

➜ Formato: propostas podem ser enviadas em formato de vídeo (de até 3 minutos) ou texto
(até 3 páginas).

➜ Reconhecimento público: as propostas selecionadas pelo Edital, assim como as experiências dos coletivos serão sistematizadas em formato podcast ou vídeo e divulgadas nos sites e redes sociais do Projeto Tô No Rumo e da Ação Educativa.

4 APOIO ÀS INICIATIVAS SELECIONADAS

➜ Oficina de formação

O projeto inicia o apoio para fomentar a organização coletiva, promovendo dois encontros on-line, que serão espaços de compartilhamento e diálogo entre estudantes de escolas públicas de diferentes regiões da cidade. Os encontros vão discutir as condições de acesso aos estudos e os impactos da pandemia, perspectivas de futuro das/os jovens e possibilidades de ampliação da participação na escola.

■ Data do 1o encontro com jovens: 07 de maio de 2022, das 9h às 12h

■ Data do 2o encontro com jovens: 14 de maio 2022, das 9h às 12h

Durante os encontros está prevista ajuda de custo para garantir o acesso à internet para
as/os estudantes participantes.

➜ Ajuda financeira

Cada iniciativa aprovada receberá uma ajuda financeira no valor de R$ 3.000,00 para que possam pôr em prática as propostas em seus territórios, da forma que acharem mais interessante. A equipe da Ação Educativa/Projeto Tô no Rumo dará apoio às/aos estudantes na consolidação de todas as etapas da proposta, ajudando os coletivos a se organizar e realizar aquilo que foi planejado.

Caberá a cada coletivo, com apoio da equipe, prestar conta de seus gastos ao final do pro-
cesso.

➜ Encontro de avaliação

Ao final do processo, serão realizados dois encontros de avaliação presenciais para que os
diferentes coletivos compartilhem suas ações e aprendizagens.

■ Data do 1o encontro de avaliação com jovens: 20 de agosto de 2022, das 9h às 12h

■ Data do 2o encontro de avaliação com jovens: 05 de novembro de 2022, das 9h às 12h
Para os encontros presenciais está prevista ajuda de custo para transporte. A alimentação
será servida no local.

QUAL O PROBLEMA QUE PROCURAMOS RESPONDER?

Sabemos que o período de pandemia afetou a vida de jovens de maneira particular, principalmente no que se refere a seu acesso à educação. Se antes já era difícil se organizar no espaço escolar e discutir o direito à uma educação de qualidade, e perspectivas de futuro, esse desafio aumentou com os impactos da pandemia, a falta de acesso à internet e a necessidade de muitas/os jovens procurarem trabalho diante da diminuição de renda de suas/seus familiares.

Assim, a proposta do Edital é fortalecer e valorizar iniciativas juvenis locais e possibilitar a formação de uma rede de estudantes de diferentes localidades da cidade.

SOBRE A AÇÃO EDUCATIVA

Criada em 1994, a Ação Educativa é uma organização de direitos humanos, sem fins lucrativos, com uma trajetória dedicada à luta por direitos educativos, culturais e da juventude. Desde a sua fundação, a Ação Educativa integra um campo político de organizações e movimentos que atuam pela ampliação da democracia com justiça social e sustentabilidade socioambiental, pelo fortalecimento do Estado democrático de direito e pela construção de políticas públicas que superem as profundas desigualdades brasileiras, bem como pela garantia dos direitos humanos para todas as pessoas.

Composta por uma equipe altamente qualificada, reconhecida como entidade de pesquisa
acadêmica pela Capes e pelo CNPq e agraciada pelo Prêmio Unesco, a Ação Educativa tem experiência nacional na formação de profissionais da educação, produção de materiais didáticos (com coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático), desenvolvimento de metodologias participativas, construção de projetos comunitários e juvenis, ação cultural e incidência política pela garantia do direito humano à educação de qualidade no país. Uma das principais características da Ação Educativa é o investimento no trabalho em rede, apostando em articulações, alianças e parcerias diversas.

Para conhecer outros projetos e obter mais informações, acesse o site institucional da Ação
Educativa, https://acaoeducativa.org.br/.

Conheça as publicações do Projeto Tô No Rumo https://publicacoes.tonorumo.org.br/

Download de arquivo (1 MB)
Comentários: