Editoriais
Compartilhar

Nota de pesar referente ao atentado na Escola Estadual Sapopemba

A Ação Educativa lamenta profundamente que hoje, 23 de outubro de 2023, mais uma escola pública tenha sido cenário de uma tragédia, a qual resultou na morte de uma jovem, além de mais três colegas que foram feridas, em escola da região leste de São Paulo. Nossa consternação é ainda maior, uma vez que a E.E Sapopemba foi por anos parceira em projeto da nossa instituição, com profissionais com quem mantemos vínculos fraternos.

Somos solidários à toda comunidade escolar e, em particular, aos familiares da vítima, marcados por uma dor inimaginável que resulta da violência em nossa sociedade. Mais uma vez uma situação extrema tem como cenário o ambiente escolar, lugar que deveria ser de aprendizagem, respeito e laços de amizade. Não podemos deixar de lembrar que o cultivo de relações saudáveis passa por uma educação de qualidade, capaz de promover acolhimento, pertencimento, diálogo permanente e adequada mediação de conflitos. Essa educação, contudo, tem sido dificultada pela precarização da oferta e das condições de trabalho, bem como pelos discursos de ódio presentes na sociedade alimentados pelo machismo, LGBTfobia e racismo.

Esse fato evidencia que escolas e profissionais da educação lidam, em seu cotidiano, com situações altamente complexas com pouco respaldo institucional, indicando a urgência de constituir e fortalecer redes de proteção, que articulem nos territórios políticas e equipamentos públicos de diferentes setores, como saúde e assistência social, junto a movimentos sociais, organizações comunitárias, entre outros.

Antecipadamente nos preocupamos com um discurso recorrente em situações como essas, sobretudo de governos de caráter autoritário, que respondem a tais contextos não com a promoção do cuidado e prevenção, mas com a adoção de medidas repressivas, que restringem ainda mais a possibilidade do diálogo e da valorização das diferenças.

Mais uma vez, acontecimentos tristes como esse nos chamam a reafirmar nosso compromisso com o direito à vida e à educação, que passam por valorizar práticas democráticas e todos aquelas e aqueles que convivem diariamente no chão da escola.

Comentários: