Editoriais
Compartilhar

Nota de Repúdio e em apoio à Coordenadora Geral da Campanha, Andressa Pellanda

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação e as entidades e pessoas que subscrevem esta nota vêm a público repudiar a fala desrespeitosa, machista e preconceituosa do Sr. Rick Dias, Presidente da Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), dirigida a Andressa Pellanda, Coordenadora Geral da Campanha, ao se referir a ela como “menina” e de lhe mandar estudar em audiência pública na Câmara dos Deputados na manhã deste dia 12 de abril.

A Câmara dos Deputados, casa legislativa que debateu e aprovou a Constituição Federal de 1988, que define no inciso IV do art. 3º como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, a promoção do “bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”, não pode permitir esse tipo de tentativa de deslegitimação e de falta de respeito com nenhuma mulher ou jovem, com nenhuma instituição da sociedade, ou com qualquer cidadã ou cidadão residente neste país. A postura do representante da ANED não condiz com a seriedade desta Casa.

Essa afirmação preconceituosa demonstra como a entidade desrespeita as “meninas”, as juventudes, e a divergência de opinião, contrariando assim princípios primordiais para a educação de qualidade. Diante disso, questionamos: como garantiremos os direitos de nossas crianças, nossos jovens e nossas meninas se autorizarmos a educação domiciliar? Como poderemos defendê-las desse tipo de preconceito e desrespeito? Como garantiremos direito à opinião e à diversidade? Reafirmamos a legitimidade, experiência profissional e acadêmica de nossa coordenadora geral, que muito nos representou neste debate e sempre o faz em tantos espaços nacionais e internacionais. Assina o Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Acesse o documento em PDF para ver entidades e pessoas signatárias em apoio.

Originalmente publicado no site da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Comentários: