Editoriais

Nota Pública: Contra as arbitrariedades de André Sturm, Secretário Municipal de Cultura da cidade de São Paulo

Há 6 anos, o Encontro Estéticas das Periferias mobiliza inúmeros territórios e espaços culturais da cidade de São Paulo – ao longo desse período, foram mais de 600 atrações distribuídas pelos extremos da metrópole e um público estimado de mais de 100 mil pessoas.

A experimentação artística que permeia toda a programação e a capilaridade do evento são resultados de sua construção colaborativa liderada por um grupo curatorial composto por dezenas de movimentos sociais, coletivos culturais, juvenis e artistas independentes – todos periféricos.

Por isso reiteramos o repúdio ao assédio moral permanente impetrado pelo Secretário Municipal de Cultura, André Sturm. Tais práticas refletem não somente a falta de diálogo da atual gestão, como também a ausência de compromisso com a efetivação do direito humano à cultura.

Apoiamos o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo, integrante do grupo curatorial do Encontro Estéticas das Periferias, que nesse momento desponta como representante de todos aqueles que lutam pela democratização da produção e acesso às manifestações artísticas nos territórios às margens da cidade. Não podemos admitir que as periferias e seus artistas sejam submetidos ao desrespeito que assistimos nos últimos dias.

Exigimos a responsabilização do atual Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, por abuso de autoridade, bem como apuração das denúncias de interferência e irregularidades nos processos de seleção e implementação de editais públicos. Por fim, reivindicamos o descongelamento dos recursos voltados à pasta e a implementação e monitoramento participativo do Plano Municipal de Cultura.

Grupo Curatorial do Encontro Estéticas das Periferias

Comentários: