Notícias
Compartilhar

Encontro de organizações da sociedade civil em Nova York discutirá o direito à educação na agenda pós 2015

No próximo dia 24 de setembro será realizado, em Nova York, o evento O Direito à Educação na Agenda para o Desenvolvimento Pós 2015. Esse é um encontro paralelo à 68ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que acontecerá no mesmo período, fruto da parceria entre diversas organizações da sociedade civil  que buscam discutir como estabelecer a meta da educação na agenda pós 2015 com base na perspectiva dos direitos humanos.

Essa parceria é resultado da articulação da Campanha Global pela Educação (GCE), do Conselho Internacional de Educação de Adultos (ICAE) e Educação Internacional (EI) com a adesão de várias organizações, redes e pesquisadores ativistas que formaram o Grupo de Trabalho para o Direito à Educação Pós 2015 (Right to Education Post 2015 Task Force).

O Grupo defende que a educação é um direito humano fundamental e através do qual o exercício de outros direitos se torna possível, sendo central para o alcance de todos os direitos humanos e dos objetivos globais para o desenvolvimento. O Direito à Educação Pós 2015 Task Force promove uma perspectiva de direitos humanos para a educação no sentido de informar para o Desenvolvimento Pós 2015 e para a Agenda da Educação.

Para a assessora de Relações Internacionais da Ação Educativa, Filomena Siqueira, esse encontro é uma iniciativa fundamental no processo de renovação das metas e, principalmente, para discutir o papel específico que a meta em educação pode e deve desempenhar na nova agenda pós 2015. “A iniciativa do Task Force é fundamental por fortalecer a presença da sociedade civil no processo e pelo trabalho de advocacy realizado nos espaços oficiais. Esse trabalho busca garantir que a agenda seja composta por objetivos pautados pela lógica dos direitos humanos e que a educação não seja reduzida a formação de mão de obra, mas que sim alcance seu propósito de desenvolver plenamente o ser humano, suas capacidades e consciência crítica, buscando, assim, formar uma sociedade digna para todos e todas”, explica

Nos próximos dias o Grupo divulgará material com os princípios básicos que expressam a educação como um direito humano fundamental. Estão à frente da iniciativa Campanha Global pela Educação (GCE), Conselho Internacional de Educação de Adultos (ICAE) e Educação Internacional, em parceria com a Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (CLADE), Associação Ásia Pacífico Sul para Educação Básica e de Adultos (ASPBAE), Campanha Rede África de Educação para Todos (ANCEFA), Campanha Árabe de Educação para Todos (ACEA), Conselho de Educação Popular da América Latina e Caribe (CEAAL), IBIS, ActionAid, Marcha Global Contra Trabalho Infantil.

Mais informações disponíveis no blog Education Post 2015.

Leia mais:

Grupo das Nações Unidas para o Desenvolvimento lança relatório “Um milhão de vozes: o futuro que queremos”

Dilemas e desafios da cooperação internacional brasileira: uma agenda em construção

Relatório do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, apresenta recomendações para o avanço da agenda dos Objetivos do Milênio rumo ao pós-2015

Comentários: