Notícias
Compartilhar

Encontros nos pólos de difusão marcam início das atividades do Projeto Futebol Callejero

O “Projeto de Futebol Callejero para a inclusão e a promoção da cultura de paz no marco da Copa do Mundo Brasil 2014” desenvolvido pela Ação Educativa, em parceria com a FuDe (Fundación Fútbol para el Desarollo) e  a Terre des Homes, organização social alemã que apoia projetos sociais no Brasil com crianças, adolescentes e jovens, teve inicio, na primeira semana de outubro, com a visita as organizações que atuarão como Pólos de difusão e implementação da metodologia para a formação de times.

São eles: Capão Cidadão, Cedeca Sapopemba, Projeto Meninos e Meninas de Rua (São Bernardo), Centro Cultural Francisco Solano Trindade (São Bernardo), ADESM (São Caetano) e UNAS de Heliópolis.

Entre os dias 14 e 18 de outubro, profissionais em mediação esportiva, que fazem parte da Rede Latino Americana de Futebol Callejero, irão iniciar o processo de formação junto às organizações. Todas já desenvolvem atividades diferenciadas utilizando o futebol como ferramenta para transformação social e lutam pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Na cidade de São Paulo, a atuação ocorre em parceria com a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos, pois a ideia é pensar a prática do Futebol como garantia ao direito de brincar e  a prática esportiva. Uma nova maneira de pensar esse esporte para além da competição e do mercado. Um futebol dos movimentos sociais no contexto da Copa do Mundo Brasil 2014.

O projeto tem como objetivo a construção de uma rede na grande São Paulo com encontros entre os times praticantes da metodologia, com vistas à produção do “Mundial de Futebol Callejero” em 2014, na última semana da Copa do Mundo da FIFA. Este evento será lançado na “IV Conferência Latino Americana de Futbol Callejero e Desenvolvimento” a ser realizada nos dias 4 e 5 de dezembro de 2013 em São Paulo.

Leia mais:

Editorial: As Capulanas dão exemplo no acesso a financiamento público de cultura

Diversidade cultural é destaque no encerramento do encontro Estéticas das Periferias

Editorial: Pombas Urbanas semeiam asas na periferia paulistana e latino-americana

 

 

Comentários: