Notícias
Compartilhar

Ensino de artes é tema de debate na Ação Educativa

Atividade reunirá educadores(as) e pesquisadores(as) para discutir o papel da escola, das ONGs e das instituições culturais na arte-educação

 

O Observatório da Educação, em parceria com o Instituto C&A, promove o seminário A educação integral e o ofício do(a) educador(a) de arte: o papel da escola, das ONGs e das instituições culturais. O evento, da série Desafios da Conjuntura, acontece no próximo dia 29, sexta-feira, em São Paulo, na sede da Ação Educativa e é aberto a interessados, mediante inscrição.

As discussões sobre a educação integral no Brasil ganham espaço e experiências de arte-educação têm aparecido como resposta à necessidade de extensão do tempo de trabalho educativo – que é desenvolvido, muitas vezes, fora da escola ou por outras instituições dentro do ambiente escolar.

Nesse novo cenário, várias questões precisam ser pautadas no debate educacional: como e por quem é desenvolvido o ensino de arte na educação formal e não-formal? Qual é a formação desses profissionais? Quais são os fazeres e propósitos do ensino de arte? Como instituições culturais e ONGs se relacionam com a escola na busca por uma educação integral? Quais as políticas públicas que promovem a arte e a cultura na intersecção com a educação?

O evento é aberto a todos(as) interessados(as), mediante inscrição. Haverá transmissão ao vivo pela internet www.observatoriodaeducacao.org.br/aovivo, com interpretação em LIBRAS e um bate-papo, onde os internautas poderão enviar perguntas e interagir com os debatedores (veja abaixo os nomes confirmados).

Clique aqui para se inscrever.

Debatedores

Adilson Faria (Dil) – arte-educador

Antônio Nobrega – Instituto Brincante

Carlos Eduardo Fernandes Jr. – professor de artes da EMEF Vereador Antônio Sampaio

Stela Barbieri – Fundação Bienal de São Paulo

Rosa Iavelberg – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP

Roseli Ventrella – Escola de Formação dos Professores do Estado de São Paulo.

Um Observatório de Arte e Educação

O debate integra um projeto da Ação Educativa, cujo objetivo é mapear as organizações e instituições que trabalham com arte e educação. Além disso, estudo desenvolvido também levantou experiências de outros Observatórios, para elaborar uma proposta de Observatório de Arte e Educação.

O estudo mostra a diversidade de atores do campo, que se situam em escolas, instituições culturais e ONGs. “Esperamos que esse novo Observatório possa contribuir para articular esses três espaços e fortalecer o campo da arte-educação no Brasil”, explica Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura da Ação Educativa.

Desafios da Conjuntura: A educação integral e o ofício do(a) educador(a) de arteQuando: dia 29 de junhoHorário: das 9h30 às 12h30 (credenciamento a partir de 9h)Onde: Auditório da Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – São Paulo, SP

Comentários: