Notícias
Compartilhar

Evento debate a relação entre a diversidade cultural e a paz

A palestra “Diversidade cultural, pluralismo cultural, interculturalidade, cultura de paz e convivência” foi realizada no dia 17 de fevereiro, pela Ação Educativa.

Valmir de Souza, consultor da área de Cultura do Pólis, foi o palestrante do evento. “A conversa foi iniciada com o público levantando as palavras associadas aos conceitos da palestra. Com debate sobre essas palavras-chave. Apresentei os conceitos com base no texto de Agustí Nicolau Coll, que em seu livro Propostas para uma Diversidade Cultural Intercultural na Era da Globalização, aponta que a diversidade cultural ‘não é tolerância com o outro, mas reconhecimento do outro, portador de saber e práticas com realidade plena que dão sentido à sua existência”.

A palestra se desenvolveu ainda com a abordagem sobre os conflitos a partir das relações interculturais, da importância deles e da resolução pacífica. “É um item importante. Apareceu a ideia de que o conflito pode não ser algo negativo, mas que pode levar a práticas criativas e mais dinâmicas. Mas, por fim, foi enfatizado que os diversos conflitos não precisam de um resolução violenta, mas de práticas que não se utilizam da violência, seja ela estrutural, física ou simbólica“, disse Valmir.

De Instituto Pólis

Leia mais:

Bloco Eureca pauta violações da Copa e sai em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Grafitti em SP é lançado na Livraria Suburbano Convicto na próxima terça-feira (18)

Agenda Cultural da Periferia amplia a equipe e lança novo site em 2014

Comentários: