Primeira exposição individual da artista tem curadoria de Aline Bispo, integra a 16ª edição do Encontro Estéticas das Periferias e segue em cartaz até 24 de novembro
Memórias de família, sonhos, ancestralidade, afetos e diferentes experiências com o sagrado atravessam “Peito do Céu”, primeira exposição individual da artista Pétala Lopes. Com curadoria de Aline Bispo, a mostra ocupa o Espaço Cultural Periferia no Centro, na sede da Ação Educativa, em São Paulo, como parte da programação do Encontro Estéticas das Periferias 2026.
Realizado durante o mês de agosto, o Estéticas das Periferias teve como mote “Mulheridades em movimento, das quebradas ao centro”. A programação colocou as mulheres no centro dos encontros e das produções artísticas, trazendo para o debate suas diferentes experiências, memórias, trajetórias e formas de produzir cultura.
Em “Peito do Céu”, Pétala apresenta uma pesquisa marcada por caminhos sensoriais e pelas relações entre aquilo que é visível e o que permanece em outras dimensões da experiência. Fotografias, objetos, relicários, cordões, terços e oratórios constroem um percurso que parte das memórias das mulheres de sua família e, especialmente, da relação da artista com sua avó, Dona Nazaré.
A casa da avó aparece como uma importante referência afetiva e estética. O azul presente nas paredes e molduras da exposição remete a esse espaço, onde nasceu parte da maneira como Pétala passou a perceber e se relacionar com o mundo. A pesquisa da artista estabelece ainda diálogos com o candomblé, os terreiros, as festas tradicionais e outros espaços nos quais diferentes experiências com o sagrado se manifestam.
O trabalho apresentado em “Peito do Céu” dá continuidade à relação de Pétala Lopes com a Ação Educativa. Em 2025, a artista ministrou na instituição o curso “O álbum que nos cabe”, que propôs pensar a fotografia como instrumento de memória e de autorrepresentação de corpos dissidentes. Em 2026, ela retorna ao Espaço Cultural Periferia no Centro para apresentar sua primeira exposição individual.
A abertura da mostra contou com a roda de conversa “Palavra, imagem e encantamento”, reunindo Pétala Lopes, a escritora Ryane Leão e a curadora Aline Bispo. O encontro ampliou os diálogos propostos pela exposição a partir das relações entre memória, palavra, imagem, criação e experiências das mulheres.
Para a curadoria, a mostra também contribui para ampliar os repertórios sobre a cultura e a memória brasileiras a partir da produção artística feita por mulheres. Em seu texto curatorial, Aline Bispo destaca a importância de trabalhos que fortalecem a produção artística nacional e feminina e apresentam outros caminhos para pensar a construção da memória do país.
“Peito do Céu” segue aberta ao público até novembro, com entrada gratuita.
Serviço
Exposição “Peito do Céu”, de Pétala Lopes
Curadoria: Aline Bispo
Visitação: 24 de agosto a 24 de novembro
Horário: segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 19h
Entrada: gratuita
Local: Espaço Cultural Periferia no Centro – Ação Educativa
Endereço: Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo – SP