Notícias
Compartilhar

Feira do Livro Periférico 2025 acontece no Sesc Consolação com programação gratuita e diversa

De 03 a 07 de setembro, evento reúne autores, coletivos e editoras independentes em debates, saraus, slams e atividades para todas as idades, celebrando a potência da literatura das periferias brasileiras

Foto de Olga Lysloff

A literatura das bordas e favelas toma o centro da cidade. De 03 a 07 de setembro de 2025, o Sesc Consolação recebe a Feira do Livro Periférico, que chega à nova edição reafirmando o papel transformador e criativo da palavra escrita nas periferias brasileiras. A programação, totalmente gratuita, reúne autores consagrados, editoras independentes, coletivos culturais e leitores em uma semana de debates, lançamentos, saraus, slams e atividades dedicadas a públicos de todas as idades.  

Organizada pela Câmara Periférica do Livro, com coordenação da OSC Ação Educativa, a feira se consolida como um espaço de circulação de ideias e de visibilidade para a produção literária marginal, reconhecida por sua força estética e política. “A Feira do Livro Periférico é um encontro em que as vozes das quebradas ocupam o centro, mostrando que a literatura é também território de resistência, memória e invenção. Mais do que um evento, ela é uma afirmação de que nossas histórias, contadas a partir das periferias, têm valor e precisam ser reconhecidas”, afirma Eleilson Leite, coordenador da área de Cultura da Ação Educativa. 

Destaques da programação

  • Abertura (03/09, às 19h) – Mesa Conexões periféricas: Rio – Porto Alegre, com os escritores Geovani Martins e José Falero, mediados pela jornalista Adriana Couto.

  • Capão Pecado – 25 anos depois (05/09, às 19h) – Palestra de Ferréz com comentários de Dinha, Elizandra Souza e Binho, revisitando a obra que se tornou marco da literatura marginal.

  • Prosa das escritoras periféricas (04/09, às 18h30) – Com Lilia Guerra, Helena Silvestre e Erika Balbino, sob mediação de Jéssica Balbino, abordando a força da narrativa feminina nas quebradas.

  • Literatura periférica fantástica (05/09, às 14h) – Conversa com Israel Neto e Carolina Mancini sobre novas narrativas e gêneros emergentes na cena independente.

  • Literatura em quadrinhos (06/09, às 14h) – Participação de Marcelo D’Salete, May Solimar e Paulo Batista, discutindo os HQs periféricos e seus impactos culturais.

  • Mesas e conversas com autores como Varneci Nascimento, Josué Gonçalves, Tiely, entre outros, além de lançamentos coletivos de editoras independentes e iniciativas como a EMBUscadasARTES.

  • Atividades para crianças e jovens – Incluem a mesa Literatura periférica para crianças e adolescentes (07/09, às 10h), com autores como Toni C. e Nivaldo Brito, além de Brincadeiras Poéticas com Carol e Thiago Peixoto.

  • Slam e Sarau – A feira terá momentos de celebração oral com o Slam Marginália, o Menor Slam Mundo e saraus como Poesia na Faixa + LibertArte, consolidando a oralidade como centro da expressão literária periférica.

Serviço

Feira do Livro Periférico 2025

Data: 03 a 07 de setembro de 2025

Local: Sesc Consolação – São Paulo/SP

Acesso: Entrada gratuita

Comentários: