Como parte das celebrações do Mês da Consciência Negra e dos 30 anos da Ação Educativa, a instituição se reúne com organizações parceiras como Abong, Koinonia, Instituto Polis e Núcleo Antirracista Virginia Bicudo da Fespsp para promover a ocupação cultural pública com o tema “Nós somos o começo, o meio e o começo,” inspirada nas reflexões do Mestre Antônio Bispo dos Santos, importante intelectual e ativista do movimento negro e quilombola brasileiro.
Essa programação cultural ocupa a Rua General Jardim, no trecho entre as ruas Doutor Vila Nova e Cesário Mota Júnior, e promove discussões de temas da atualidade, como juventude negra, ecologia urbana e direito à cidade, diversidade de gênero e sexualidade, intolerância religiosa, digitalização da vida e o racismo ambiental, que se manifesta no centro e territórios periféricos. Ao ocupar o território da Vila Buarque, a Ação Educativa disputa uma narrativa sobre o bairro criando um espaço de troca e visibilidade para as comunidades negras, reconhecendo o centro como um ponto de encontro histórico de diferentes expressões culturais e afetivas do povo negro.
Esse movimento contribui para a construção e ressignificação dos territórios negros através de vínculos afetivos e sociais, para a construção de novos marcos civilizatórios e possibilidades de existência, afirmando a necessidade de superar parâmetros que não contemplam a dignidade desse grupo social. “Existiremos sempre, sorrindo nas tristezas para festejar a vinda das alegrias. Nossas trajetórias nos movem, nossa ancestralidade nos guia.”
Confira a programação completa:
Exibição do documentário “Alma Negra: Do Quilombo ao Baile”
A sétima arte abre nossa programação! Exibiremos o documentário Alma Negra – Do Quilombo ao Baile (2024), com uma roda de debate com o diretor Flávio Frederico, além de Marcos Agostinho Silva (MNU Carapicuíba), Jaqueline Lima Santos (UNICAMP), Carlos Alberto Medeiros (MN) e BID (produtor musical). O encontro será mediado por Ednéia Gonçalves (Ação Educativa).
19/11 às 18h
Presencial – Auditório da Ação Educativa
Inscreva-se em: http://bit.ly/QuilomboAoBaile
Live – Inteligência Artificial Generativa: Para quem?
O Projeto Nanet, promovido pela Ação Educativa em parceria com Abong e Ibase, realizará uma conversa sobre os impactos da inteligência artificial generativa na sociedade. Artistas, ativistas e pesquisadoras vão discutir como essa tecnologia, que parece democratizar a criação, esconde desafios como desemprego, desinformação e apropriação indevida de materiais criativos.
21/11 às 19h
Online via Youtube
Roda de conversa – “Nós Somos o Começo, o Meio e o Começo: Justiça Racial como fundamento da Justiça Socioambiental”
Nesta roda, celebraremos o lançamento do Projeto Afluentes e discutiremos a interseção entre justiça racial e socioambiental. Vamos explorar como essas lutas são centrais para um futuro sustentável e destacar experiências inspiradoras de transformação social.
22/11 às 15h
Presencial – Ação Educativa
Espaço Cultural Periferia no Centro
Festival Novembro Negro: “Começo, Meio e Começo”
Para encerrar, vamos ocupar as ruas com uma programação cultural especial, valorizando a presença negra e o território como espaços de resistência e identidade. Junto aos nossos parceiros, celebraremos a defesa dos direitos e a luta contra o racismo ambiental.
23/11, das 10h às 18h
Presencial – Evento na rua
Rua General Jardim, no trecho entre as ruas Doutor Vila Nova e Cesário Mota Júnior
* Todos os eventos são gratuitos e abertos ao público! Fique de olho nas nossas redes e venha construir conosco esse Novembro Negro!