Notícias
Compartilhar

Flores em Vida apresenta Osvaldinho da Cuíca

Na sexta-feira (05/05) a Ação Educativa lançará a exposição fotográfica Flores em Vida: Osvaldinho da Cuíca. São 31 fotos desse ícone do samba paulista, todas de autoria de Samuel Iavelberg.

O fotógrafo, que já trabalhou em revistas como IstoÉ e Exame, vem registrando há mais de uma década as rodas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, construindo recentemente o projeto Flores em Vida, em parceria com a Ação Educativa. Seu objetivo é reverenciar nomes importantes do samba paulistano, responsáveis pelas mais diversas renovações desse gênero musical popular. A ideia começou em 2016 com a homenagem a Maria Generosa da Silva, mais conhecida como “Tia Nerosa”, fundadora e figura central do Samba da Laje, uma das rodas de samba mais antigas da cidade.

Osvaldinho da Cuíca é compositor e instrumentista, além de figura valiosa na preservação e difusão das tradições do samba paulista. Nascido no Bom Retiro, região central de São Paulo, aos 14 anos, Osvaldo Barro começou a batucar na caixa que lustrava sapatos enquanto trabalhava de engraxate. Já a alcunha surgiu na época em que participou do grupo folclórico de Solano Trindade, ator e poeta brasileiro.

Eleito o primeiro Cidadão do Samba Paulistano, em 1974, é corintiano e Vai-Vai de coração. Participou do processo de oficialização do então cordão carnavalesco em escola de samba, há 45 anos. Já tocou ao lado dos Demônios da Garoa, Adoniran Barbosa, Cartola, Ângela Maria, Clementina de Jesus, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Yoko Ono, Rolling Stones, dentre outros artistas.

“O Osvaldinho é uma verdadeira enciclopédia do samba paulista e também um incansável divulgador do samba”, declara Samuel, que o fotografa desde 2001 em vários shows e apresentações.

A exposição sobre Osvaldinho da Cuíca fica aberta à visitação durante todo o mês de maio*. O lançamento contará com o artista e o grupo Bambas da Pauliceia.

Abertura da exposição “Flores em Vida: Osvaldinho da Cuíca”
Data: 05/05
Programação:
19h – Abertura da exposição
20h – Bambas da Pauliceia com participação de Osvaldinho da Cuíca

*Visitação aberta de 6 a 31 de maio, de segunda à sábado, das 10h às 17h.

Comentários: