Notícias
Compartilhar

Formação do Tô no Rumo com educadores de escola pública repercute em multiplicação com jovens

Realizada com professores de Santo André, São Mateus e Sapopemba, a metodologia deve atingir cerca de 800 alunos

Entre os meses de maio e junho, a metodologia Tô No Rumo: Jovens e escolha Profissional foi utilizada na formação de 30 educadores durante oito encontros do curso de extensão universitária da Universidade Federal do ABC.

Os educadores presentes trabalham em escolas estaduais e em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no município de Santo André, região metropolitana da capital paulista; em escolas estaduais das regiões de Sapopemba e de São Mateus, em São Paulo; e no serviço de medidas socioeducativas do Cedeca Sapopemba, organização voltada para a defesa de direitos de crianças e adolescentes.

Na formação, os/as educadores tiveram acesso a subsídios teóricos e práticos para o trabalho educativo com jovens, tendo como ênfase questões relacionadas à escolha profissional, a inserção no mundo do trabalho e as possibilidades de continuidade dos estudos após a conclusão da educação básica.

Além da abordagem sócio-histórica da escolha profissional, os professores puderam conhecer as profissões e os caminhos de formação no Brasil, debater o ensino superior, a política de cotas nas universidades e os desafios para a juventude. As atividades formativas envolveram momentos em grupo, dinâmicas, debates, uso de filmes, leitura de textos, apresentação de slides e entrega de materiais de apoio. “A expectativa é que a metodologia Tô no Rumo chegue na sala de aula, por meio de professores e coordenadores que participaram da formação. Não é uma aula tradicional, o que costumamos ver é alunos participando mais, atividades em grupo, dinâmicas, vídeos. Acaba sendo uma experiência boa para os jovens pensarem suas trajetórias, no que diz respeito aos estudos e escolha profissional, e para esses educadores, que podem ver o espaço de aula de um modo um pouco diferente”, contou Gabriel Di Pierro, assessor da área de Juventude da Ação Educativa.

Grande parte dos educadores e educadores se interessou em realizar a etapa de multiplicação para jovens. Foram enviados materiais para 22 escolas, sendo 10 de Ensino Médio na região leste de São Paulo, 4 em Santo André e 8 turmas de Educação de Jovens e Adultos também em Santo André. A previsão é de atingir cerca de 800 alunos com oficinas que devem acontecer entre setembro e novembro. “Há escolas que estão experimentando pela primeira vez as oficinas e algumas que já realizaram o trabalho e mantiveram ou ampliaram neste ano”, afirmou Gabriel.

Leia mais:

Representação da cultura negra é tema de visita do JADE à Pinacoteca

Comentários: