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Fórum EJA SP: participação nos conselhos municipais e plano estadual de educação são destaques em encontro

Plenária discutiu a invisibilidade da EJA nas instâncias governamentais estaduais

No dia 14 de março, com o tema “A EJA nos planos de educação do estado e dos municípios paulistas”, ocorreu a plenária do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo. A atividade contou com a participação de educadores(as) populares, professores(as) da educação básica e superior, educandos(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pesquisadores(as), militantes, gestores(as) públicos.

Entre debatedores(as) convidados(as), apenas a representação paulista da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Valéria Velis, esteve presente para debater junto à representação do Fórum de EJA, Vinícius Zamattaro. A Regional de São Paulo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e a Secretaria de Educação do Estado não enviaram representantes, mesmo convidadas com antecedência.

Valéria Velis, da Uncme, ressaltou a necessidade de ampliar a gestão democrática no campo das políticas educacionais, sobretudo por meio do fortalecimento dos conselhos municipais de educação como instâncias de deliberação e fiscalização. Enquanto representante paulista da Uncme, Valéria se comprometeu a fortalecer a EJA na agenda educacional dos conselhos municipais paulistas e, inclusive, a garantir espaço para o Fórum de EJA divulgar seu trabalho no encontro estadual da entidade, previsto para agosto deste mesmo ano.

Já Vinícius Zamattaro, representante do Fórum de EJA no Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEE-SP), ressaltou que a proposta de plano de educação do Estado de São Paulo incorporou tanto o diagnóstico quanto as propostas de metas e estratégias feitas pelo Fórum de EJA. Entretanto, em que pesem as inúmeras proposições alternativas de integrantes do FEE-SP em favor de um processo mais aberto e democrático, o Governo estadual encaminhará apenas um processo de consulta pública via Internet, sem qualquer clareza quanto à metodologia ou às condições de participação popular a serem empregadas.

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