As grandes mudanças políticas e sociais que a região do Magreb e Machrek tem vivido nos últimos anos, conhecidas como Primavera Árabe, foram um fator decisivo para escolha do local. Segundo os organizadores do Fórum, a situação nos países da região mostrou os vários desafios da atual conjuntura e reforçou a necessidade de a sociedade civil ao redor do mundo fortalecer o diálogo em rede, disseminar suas ideias e demandas e trazer para o debate internacional novas perspectivas, que superem as antigas diretrizes neoliberais.
Neste contexto, o FSM procura ser um espaço para todos e todas que lutam por justiça social e ambiental e que defendem um novo paradigma civilizatório, oferecendo a oportunidade para que pessoas, grupos e redes de diversos países discutam e proponham novas ideias para a melhoria da condição de vida no mundo, o fortalecimento da democracia e da igualdade, a solidariedade, a justiça, a paz, o meio ambiente e os bens comuns.
Eixos temáticos e inscrições
O FSM 2013 já abriu as inscrições para as atividades autogestionadas, que devem ser feitas em sua página na internet. Os temas abordados nesta edição do Fórum são: economia, abordagem de gênero, globalização, meio ambiente, migração, direitos humanos, guerra e paz, desenvolvimento e voluntariado.
Foram estabelecidos também 11 eixos temáticos:
1. Aprofundamento dos processos revolucionários e de descolonização no sul e no norte;
2. Por um mundo sem hegemonias e dominações imperialistas;
3. Pela construção de novos universalismos;
4. Por uma sociedade humana fundada nos princípios e valores da dignidade, diversidade, justiça e igualdade entre todos os seres humanos;
5. Pela liberdade de circulação e estabelecimento de todos e todas;
6. Por justiça cognitiva;
7. Pela construção de processos democráticos de integração e de união dos povos;
8. Por um mundo em paz em que não exista a guerra como instrumento de dominação econômica, política e cultural;
9. Por um mundo democrático;
10. Pela construção de alternativas ao capitalismo e à globalização neoliberal;
11. O futuro do Fórum Social Mundial.
Clique aqui para mais informações sobre o conteúdo desses eixos.
O Comitê Organizador Tunisiano, o Comitê Magrebino de Acompanhamento do Fórum Social Mundial e alguns membros do Conselho Internacional – grupo constituído por entidades e redes de diferentes países envolvidas no processo do FSM – participarão de um encontro preparatório para o Fórum 2013 nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, em Túnis. Nesta reunião serão discutidas questões cruciais para o desenvolvimento, metodologia e realização do evento em março; seus desdobramentos serão divulgados no site do Fórum.
Leia também:
Atividade na Cúpula dos Povos debate “a educação que precisamos para o mundo que queremos”
A educação que precisamos para o mundo que queremos
Seis escolas brasileiras apresentam experiências de ensino sustentável
Atividade na Cúpula dos Povos debate “a educação que precisamos”
Adolescentes e jovens de todo o mundo se preparam para integrar a maior equipe de cobertura da Rio+20