Notícias
Compartilhar

Fundo Malala lança o Guia: “Junte-se a Malala e amplie sua voz. Um guia para atuar em defesa da educação das meninas”

Em todo o mundo, as meninas estão cada vez mais conscientes de que o acesso à educação pode mudar a trajetória de suas vidas. É por isso que elas enfrentam barreiras e exigem seu direito de ir à escola e seguir as carreiras que desejam. Para apoiar as próximas gerações de ativistas na promoção do acesso de meninas à educação, o Fundo Malala lança um novo recurso: “Junte-se a Malala e amplie sua voz. Um guia para atuar em defesa da educação das meninas”.

Com histórias reais de meninas que usaram táticas bem-sucedidas para garantir seu direito à educação, o guia, disponível gratuitamente na internet, oferece informações e ferramentas para que meninas entre 13 e 18 anos possam falar, agir e promover mudanças.

“Equipar as meninas com ferramentas para defender seus direitos pode ajudá-las a transformar sua paixão em estratégias direcionadas e dar a elas uma chance de sucesso em suas campanhas locais”, disse a CEO do Fundo Malala, Farah Mohamed. “Se a voz de Malala pôde se destacar e promover mudança, imagine o que milhões a mais poderiam fazer.”

O guia foi lançado simultaneamente em 10 idiomas. A Rede Gulmakai de defensores da educação de meninas do Fundo Malala, da qual Denise Carreira e a Ação Educativa fazem parte, irá distribuí-lo por meio de campanhas nacionais no Afeganistão, Brasil, Nigéria, Índia, Paquistão e Turquia. Os ativistas trabalharão sua aplicação com as meninas nos programas locais, treinando-as sobre as táticas propostas.

“O guia é um importante instrumento para erguer e promover o direito das meninas de todo o mundo à educação”, disse Ana Paula Ferreira de Lima, ativista da Rede Gulmakai no Brasil. O guia também será disseminado em colaboração com parceiros globais de educação como Girl Rising e o Discovery Learning Alliance. O Fundo Malala espera envolver 25 mil meninas ativistas com esta iniciativa.

O guia está disponível em 10 idiomas na página de recursos do Fundo Malala. A versão em português pode ser acessada diretamente aqui.

O Fundo Malala trabalha desde 2013 por um mundo no qual todas as meninas possam aprender e liderar. Saiba mais em: malala.org

Comentários: