Notícias
Compartilhar

Guia sobre Futebol colaborativo mostra esporte como ferramenta para construir espaços seguros de diálogo



Produzido no contexto do Projeto Regional Interpaz, o Guia de Experiências FUTEBOL E CULTURA: práticas de futebol colaborativo e solidário busca promover da Cultura de Paz com a igualdade e a equidade de gênero para crianças, adolescentes e jovens na América Latina.

Ele foi elaborado por meio de uma parceria entre Terre Des Hommes Alemanha e Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e está sendo implementado em 4 países: Matagalpa, Nicarágua, pelo Centro de Servicios Educativos en Salud y Medio Ambiente (CESESMA), em São Salvador, El Salvador, pelo Museo de la Palabra y la Imagen (MUPI); em Medellín, Colômbia, pelo Corporación
Amiga Joven; e em São Paulo, pela Ação Educativa.

No Brasil, nossa experiência se concretiza pelo Fútbol Callejero, aqui conhecido como Futebol de Rua, que busca espaços seguros de diálogo nas comunidades periféricas através do esporte. Entendido como uma manifestação cultural, e uma das dimensões do direito e do exercício da cidadania, sobretudo nas periferias urbanas, onde mais se carece de políticas públicas para sua efetivação, o futebol é trabalhado neste projeto menos por seu aspecto esportivo e mais pela produção simbólica que emana de sua prática, presente em todos os territórios das bordas da metrópole.

Neste guia, extrapolamos o Futebol de Rua e compartilhamos outras experiências onde o futebol serve como ferramenta para o diálogo e para o questionamento das questões de gênero. as 08 experiências retratadas nesse Guia mostram que há resistência: nos campos, na várzea, nas quadras e nas arquibancadas.

Acesse o Guia FUTEBOL E CULTURA: práticas de futebol colaborativo e solidário

Comentários: