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Indicadores da Qualidade na Educação Infantil serão utilizados por escolas da Diretoria de Ensino de Guaianases

Ação Educativa realizou formação sobre os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, no dia 22 de outubro, para mais de 500 diretores e coordenadores de ensino; cerca de 100 unidades educacionais dessa Diretoria iniciarão o uso da metodologia ainda neste ano

No dia 22 de outubro, a Ação Educativa realizou uma formação sobre os  Indicadores da Qualidade na Educação Infantil para mais de 500 diretores(as) e coordenadores(as) da DRE (Diretoria Regional de Ensino) de Guaianases, na zona leste de São Paulo. A formação orientou sobre a metodologia e as possibilidades de uso desse instrumento de autoavaliação participativa das escolas, além de levar o debate em torno da qualidade e avaliação.

Os Indicadores da Qualidade na Educação Infantil fazem parte de uma coleção composta por mais duas publicações: “Indicadores da Qualidade na Educação – Ensino Fundamental” e “Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais”, elaboradas com objetivo de promover a participação da comunidade na avaliação institucional das escolas e em processos de melhoria da qualidade da educação.

A formação foi ministrada por Claudia Bandeira, Ananda Grinkraut, e Mighian Danae, que compõem a unidade Diversidade, Raça e Participação da Ação Educativa.. Na ocasião, também foram distribuídos materiais sobre os Indiques e apresentada a iniciativa De Olho nos Planos. “A ideia é permitir uma familiaridade para que as escolas usem os materiais com autonomia em seu processo autoavaliativo”, afirma Claudia, que salienta: “A adesão das instituições deve ser espontânea, já que se trata de uma autoavaliação, sem ter como base a comparação entre elas”.

Formação continuada

A formação realizada pela Ação Educativa faz parte de uma série de ações promovidas pela DRE neste ano, como seminários regionais com especialistas na área de avaliação, encontros mensais sobre o tema com coordenadores e diretores das unidades educacionais das redes direta e conveniada, e do contato com os materiais que fazem parte dos Indiques. “Não foi uma tomada de decisão da DRE. Esse processo parte da política pública de educação infantil proposta pela Secretaria de Ensino dessa gestão. Coube às diretorias motivarem as unidades”, afirma Renata Glória, coordenadora da área educacional infantil da DRE de Guaianases, responsável pelo projeto.

De acordo com ela, o uso dos indicadores possibilitará um maior envolvimento das comunidades, o que ajudará a desenvolver a cultura da autoavaliação, além de aproximar escola e família numa relação de parceria e trabalho integrado.

Ainda neste ano, cerca de 100 unidades de ensino da região de Guaianases adotarão os Indiques. A expectativa é que outras escolas também realizem a autoavaliação no próximo ano.

Segundo Renata, as escolas da região foram divididas em dois grupos: aquelas que vão aderir nesse primeiro momento e aquelas que usarão os Indiques no começo de 2014. “Pretendemos fazer um seminário no primeiro trimestre do ano que vem para as unidades que fizeram a autoavaliação e que organizaram plano de ação. O objetivo é que elas possam relatar práticas e vivências dos achados, dilemas, problemas, de tudo que ocorreu no processo, justamente como mais um passo para motivar demais unidades”, ressalta.

De acordo com Renata, a iniciativa pretende contribuir para desenvolver uma cultura que valorize ações sistematizadas, que sirva como um documento que colabore para construção de um projeto pedagógico sequencial. “Precisamos fazer uma avaliação de forma mais participativa, que envolva a comunidade de maneira concreta e respeite os tempos de cada instituição. Nosso sonho é que todas as escolas possam aderir aos indicadores”, afirma.

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