Notícias
Compartilhar

Iniciativa liderada pela Ação Educativa visa fomentar o debate em torno das políticas públicas de juventude, na perspectiva da efetivação de direitos

Em meio aos desafios enfrentados pela juventude brasileira após os eventos que sucederam a destituição da presidenta Dilma Roussef em 2016, a Ação Educativa, em parceria com pesquisadores e ativistas, lança o projeto “Juventude em Pauta”.

A iniciativa busca resgatar o vigor do debate público e criar um espaço de trocas e produção de conhecimento sobre as questões fundamentais que afetam os jovens no país.

A coordenadora geral da Ação Educativa e uma das pesquisadoras integrantes do projeto, Maria Virginia de Freitas, destaca a urgência de reavivar o diálogo sobre políticas públicas voltadas para a juventude. Em suas palavras, “No desafio atual de reconstruir o país, é preciso debater novamente o sentido das políticas, recolocando a discussão sobre demandas e direitos da juventude. O projeto ‘Juventude em Pauta’ pretende contribuir com esse processo de reconstrução.”

O projeto assume, nesse primeiro momento, a elaboração de um e-book intitulado “Políticas públicas de juventude: reconstrução em pauta”, como sua ação central.

Maria Virginia de Freitas ressalta que o “Juventude em Pauta” não se limita à análise crítica, mas também visa fomentar o diálogo entre diversos segmentos da sociedade. “Queremos reafirmar a importância da participação ativa dos jovens na construção de políticas públicas que atendam efetivamente às suas necessidades e aspirações. O ambiente inclusivo e plural que estamos criando permitirá a formulação de propostas que reflitam a diversidade e a complexidade da juventude brasileira.”

O projeto convida jovens, pesquisadores, ativistas e a sociedade em geral a participarem das discussões e contribuírem para a construção de soluções que impactem positivamente a realidade da juventude no país.

Comentários: