Notícias
Compartilhar

Iniciativas literárias sobre feminismo ocupam espaços públicos de São Paulo neste sábado (28)

Os eventos, concebidos por jovens monitores/as culturais, pretendem trazer para a rua música, literatura, debate e participação
Para fechar o mês em que a luta das mulheres é destaque, jovens monitores e monitoras culturais das bibliotecas públicas da Zona Oeste e da Zona Leste, além do Teatro Zanoni Ferrite, vão realizar eventos literários e de debate sobre feminismo e empoderamento da mulher. Os encontros ocorrem neste sábado (28/03) em dois importantes lugares da cidade, o Largo da Batata e a Biblioteca Paulo Setúbal.
É o “Sarau Movimento que Forma (?)” e o “Sou Mulheres”, que têm como um dos objetivos aproximar equipamentos públicos culturais do entorno, além de provocar a reflexão sobre temas que envolvem gênero, sexualidade e feminismo. Ao levar para o cotidiano das ruas as propostas dos equipamentos, as iniciativas buscam uma maior relação entre o conhecimento e a vida, a literatura e a nossa ação no mundo.
Conheça as iniciativas:
“Sarau Movimento que Forma (?)”
O “Sarau Movimento que Forma (?)”, iniciativa de jovens monitores/as culturais da Biblioteca Paulo Setúbal e do Teatro Zanoni Ferrite, surgiu da ideia de movimentar a biblioteca e promover sua apropriação pela comunidade. A ideia é que seja realizado mensalmente e a estreia contará com o tema “Mulheres em Foco”, em que a programação se volta para o protagonismo da mulher enquanto autora de obras artísticas, dando maior visibilidade ao trabalho das artistas do bairro da Vila Formosa e região.
A programação contará com intervenções de Priscila Scholz, Francine Rosa e do Grupo Insolúvel; participação da poetisa Mel Duarte; uma roda de conversa sobre feminismo, com Cristiane Moscou, socióloga e integrante da Frente Nacional de Mulheres no Hip-hop; apresentações artísticas de jovens monitores culturais; e shows com Cléo Lima, Roberto Jordan, Dona Selma e Bárbara Olívia. Além disso, o microfone estará aberto para o público presente e dois documentários serão exibidos: “On her shoulders” e “Não me deem rosas”. A realização é da Biblioteca Paulo Setúbal e do Teatro Zanoni Ferrite.
Sarau Movimento que Forma (?)Data: 28/03Horário: das 14h às 17hLocal: Biblioteca Paulo Setúbal (Avenida Renata, 163 – Vila Formosa).
“Sou Mulheres”
Já na Zona Oeste, o evento “Sou Mulheres” também pautará a questão através de debates, doação e trocas de livros, mediação de leitura, música e literatura. Na pauta, temas como parto, aborto, métodos contraceptivos e militância feminista.
A realização do evento fica por conta das Bibliotecas Públicas Alceu Amoroso Lima, Álvaro Guerra, Anne Frank, Brito Broca, Clarice Lispector e Mário Schenberg, com apoio da Subprefeitura de Pinheiros.
Confira a programação completa: 11h – Abertura11h30 – Conversa sobre parto, aborto e método contraceptivo, com a médica Bruna Silveira12h30 – Debates: “O que é ser mulher?”, “E a militância feminista?”Participantes confirmadas:Carla Vitória, pela Marcha Mundial das Mulheres.Daniela Andrade, militante mulher transexual, transfeminista, membro da comissão da diversidade sexual da OAB-Osasco e membro do grupo de advogados pela diversidade sexual.Pão e Rosas Brasil, participante a confirmar.Marcha das Vadias Sampa, participante a confirmar.14h00 – Sarau das Mina
“Sou Mulheres”Data: 28/03Horário: das 11h às 16hLocal: Largo da Batata
Ambos os eventos têm apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, do Sistema Municipal de Bibliotecas e da Ação Educativa.

Confirme presença pelo Facebook:
“Sarau Movimento que Forma” – http://on.fb.me/1bueiTu
“Sou Mulheres” – http://on.fb.me/1LZloQt

Comentários: