Notícias
Compartilhar

Inscrições abertas para curso de extensão sobre juventude e escolha profissional

Destinado a professores(as) que atuam no Ensino Médio público, a iniciativa é fruto da parceria entre Ação Educativa e Universidade Federal do ABC (UFABC).

Do dia 6 ao dia 30 de abril, professores(as) do Ensino Médio público podem se inscrever para participar do curso de extensão universitária “Tô No Rumo: Jovens e Escolha Profissional”. A iniciativa, fruto da parceria entre Ação Educativa e Universidade Federal do ABC (UFABC), é dirigida para professores(as) do Ensino Médio que queiram desenvolver, com seus estudantes, atividades educativas focadas em temas como escolha profissional, mundo do trabalho e possibilidades de continuidade dos estudos.

As atividades são inteiramente gratuitas, sendo o acesso a materiais, livros e demais insumos também custeados pelas instituições proponentes. Ao final, participantes com 85% de presença recebem um certificado da UFABC pela participação no curso de extensão universitária. Ao mesmo tempo, para aqueles(as) interessados em realizar, em caráter experimental, algumas atividades com seus estudantes, a Ação Educativa disponibilizará apoio técnico e material no segundo semestre de 2015.

Com duração de 32 horas, divididas em 7 encontros realizados aos sábados, o curso está estruturado a partir de atividades de debates, discussões e vivências de atividades práticas que podem ser replicadas junto aos estudantes. São algumas temáticas abordadas ao longo do curso: 1) as dimensões que influem a escolha profissional de jovens; 2) os caminhos e desafios de continuidade dos estudos de jovens do Ensino Médio público; e, 3) a situação dos jovens no mundo do trabalho.

Histórico

Em 2007, a Ação Educativa realizou a pesquisa “Que Ensino Médio Queremos?”, investigando junto a estudantes, familiares, professores e equipes técnicas os sentidos e significados do Ensino Médio para jovens de cinco escolas públicas da zona leste de São Paulo. Identificou-se, naquele momento, um forte interesse por uma escola capaz de proporcionar a reflexão sobre o mundo do trabalho e propiciar um processo de orientação profissional, permitindo o delineamento de projetos profissionais, incluída aí a escolha de cursar o ensino superior.

Considerando esses resultados, a Ação Educativa construiu uma proposta de trabalho a partir da consultoria do pedagogo Silvio Bock, pesquisador da área de orientação profissional. Realizamos oficinas de caráter piloto em três escolas públicas, a partir das quais fomos delineando uma proposta, construída em diálogo com alunos e educadores dessas unidades. Desde então temos realizado atividades de formação de educadores, combinando-as com a realização de atividades, pelos professores, dentro da sala de aula.

Em 2013 firmamos uma parceria com a Universidade Federal do ABC, passando a oferecer um curso de extensão universitária. Fechamos parcerias com órgãos do município de Santo André e também com diretorias de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, tanto em Santo André como na zona leste da capital. Assim, as oficinas “Tô no Rumo” aconteceram, em 2014, em dezenove unidades escolares. No mesmo ano consolidamos a metodologia de trabalho na publicação “Guia Tô no Rumo – Jovens e Escolha Profissional”, direcionado a educadores com interesse em desenvolver um trabalho nesse campo.

Serviço: Curso “Tô No Rumo: Jovens e Escolha Profissional”Data de início: 09 de maioData de Término: 27 de junhoHorário: das 9h às 13hLocal: UFABC /Campus Santo André – Avenida dos Estados, 5001 (próximo à Estação da CPTM Prefeito Celso Daniel)Vagas: até 35 pessoasMais informações: gabriel.dipierro@acaoeducativa.org / (11) 3151-2333Inscrições: preencha o formulário de inscrição até o dia 30 de abril.

Comentários: