Notícias
Compartilhar

Inscrições abertas para roda de conversa com educadores sobre recursos educacionais digitais

A Ação Educativa convida professores e professoras para roda de conversa sobre o uso de recursos educacionais digitais em sala de aula. A atividade faz parte da pesquisa “Recursos educacionais abertos no Brasil: o campo, os recursos e sua apropriação em sala de aula”, realizada com apoio da Wikimedia Foundation, com o objetivo de identificar oportunidades e obstáculos para o uso e apropriação de materiais abertos em língua portuguesa na educação básica.

A roda de conversa pretende construir elementos para entender como educadores e educadoras da educação básica se apropriam de vídeos, jogos, textos ou qualquer outro tipo de material encontrado na Internet durante suas aulas. Todos os participantes receberão um certificado, assim como uma ajuda de custo para o transporte e alimentação no valor de R$ 60,00.

A atividade será realizada no dia 7 de maio, das 14h às 17h na sede da Ação Educativa (veja abaixo o endereço). Para participar, basta preencher o formulário de inscrição até dia 6 de maio e aguardar a confirmação por e-mail e telefone. Devido à limitação de espaço, serão selecionados quinse educadores e educadoras, tentando contemplar a diversidade de etapas (Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio), redes (municipal ou estadual) e disciplinas de atuação dos inscritos.

Veja abaixo algumas dúvidas frequentes.

Mas o que são REA?

Os REA são materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa – digitais ou não – que são disponibilizados de modo a permitir seu uso, adaptação e redistribuição de forma gratuita e com nenhuma ou o mínimo de restrições possível. Eles podem incluir cursos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso e a produção de conhecimento.

Nunca ouvi falar em REA, como posso ajudar?

Não é necessário ser especialista para colaborar com a pesquisa. Se você já utilizou algum vídeo, jogo, texto ou qualquer outro tipo de material encontrado na Internet durante suas aulas, gostaríamos muito de ouvir a sua experiência. A ideia é que nesse espaço possamos conversar livremente sobre as vantagens e dificuldades em se encontrar e utilizar materiais disponibilizados na Internet.

Por que vocês querem essas informações?

Acreditamos que é fundamental que aqueles que vivem o cotidiano escolar possam participar dos debates relacionados à incorporação das tecnologias em sala de aula, principalmente em um contexto em que não só as empresas privadas, mas também o poder público investem cada vez mais em promover usos educativos das tecnologias.

Como as minhas informações serão utilizadas?

Como parte desta pesquisa foram identificadas diversas iniciativas públicas e privadas de promoção e difusão de recursos educacionais via Internet. A sua experiência nos ajudará a compreender melhor as práticas dos educadores e educadoras e, com isso, analisar as ferramentas e sites existentes hoje. Essa análise será incluída em um relatório de pesquisa que será disponibilizado na Wikiversidade (pt.wikiversity.org). Nesse sentido, é importante enfatizar que nenhum dado pessoal será utilizado no relatório ou em qualquer material que eventualmente venha a ser produzido como resultado da pesquisa.

Roda de Conversa com Educadores e Educadoras sobre Uso de Recursos Educacionais em Sala de AulaData: dia 7 de maio (quarta-feira)Horário: das 14h às 17hLocal: Ação Educativa – Rua General Jardim, 660 – Vila Buarque – São Paulo/SPVagas: 15Inscrições: http://bit.ly/1nehLc8 ou acaoeducativa.org.brMais informações: observatorio@acaoeducativa.org / (11) 3151-2333, ramais 185 e 170

 

 

Comentários: