Anualmente nos unimos ao movimento Julho das Pretas, agenda que pauta a luta, o reconhecimento e a valorização de mulheres negras na construção de uma sociedade justa. Nos dedicamos a entender e reforçar as importâncias dessas representações em todos os lugares, inclusive nos espaços de decisão política.
Além da luta diária contra as opressões, gestamos novas estruturas, e em comunidade plantamos e regamos possibilidades de existência. A partir dos saberes ancestrais, projetamos caminhos de resistência, e encontramos coletivamente ferramentas para que essa trilha ultrapasse o tempo presente.
Por meio da Educação norteamos nossa jornada rumo à utopia de uma sociedade plenamente democrática e equalitária. A singularidade das experiências das mulheres negras nos possibilita estar além de um cenário de luta, sendo assim, a construção de novas sociedades partem, também, do encontro, do afeto, das partilhas e dos ensinamentos. Nesse contexto, durante o Julho das Pretas, abordaremos o papel das mulheres negras educadoras na elaboração de uma educação antirracista.
Homenageamos a professora, diretora e sócia da Ação Educativa, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, relevante representatividade na caminhada de consolidação de uma educação antirracista. Indicada pelo movimento negro para a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, Petronilha integrou a comissão que elaborou o parecer CNE/CP n.º 3/2004, documento que regulamenta a lei 10.639/2003 e estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas.
Confira a nossa programação do #JulhoDasPretas:
🔵 RODA DE CONVERSA – QUANTAS AUTORAS NEGRAS VOCÊ JÁ LEU?
Conduzido por Carine Souza, a roda de conversa pretende possibilitar um espaço de reflexão a respeito das causas e resultados da invisibilização de mulheres negras no universo literário.
🎫 Atividade gratuita!
📆 24/7 às 19h – Presencial
🔗 Inscreva-se: https://bit.ly/InscricaoQuantasAutorasNegras
🔵 AULA ABERTA – DANÇA AFRICANA DA GUINÉ
Mariama Camara fará uma aula aberta de Dança Africana da Guiné, no espaço da Ação Educativa. O encontro propõe a experimentação de movimentos corporais que remetem a cultura da Guiné, envolvendo diversos ritmos.
🎫 Atividade gratuita!
📆 26/7 às 19h – Presencial
🔵 LIVE – MULHERES NEGRAS EDUCADORAS
Com Eró Cunha e Hellen Jacqueline | Mediação: Ana Paula Maia
🎫 Atividade gratuita!
📆 27/7 às 19h – Online
🔵 CURSO – PERSPECTIVAS FEMINISTAS SOBRE HOMENS E MASCULINIDADES
A formação ministrada por Isabela Venturoza apresentará um panorama sobre as reflexões e ações em torno das masculinidades, dos anos 80 aos dias atuais. Debateremos sobre os Estudos de Gênero, precedidos pelos Estudos de Mulheres, culminando no campo de estudos sobre homens e masculinidades.
🎫 R$200,00
📆 5/8 a 26/8 (sábados) das 10h às 13h – Presencial
🔗 Inscreva-se: centrodeformacao.acaoeducativa.org.br
🔵 CURSO – FEMINISMO NEGRO ESTADUNIDENSE: DA PRÁTICA POLÍTICA À TEORIA SOCIAL CRÍTICA
O curso conduzido por Marjorie Nogueira tratará da atuação de das mulheres negras estadunidenses como sujeitas políticas, evidenciando os pontos do percurso intelectual que fundamenta o pensamento feminista negro nos Estados Unidos, além de apontar os diálogos que a produção intelectual de afroamericanas estabelece com a atuação política e a produção teórica do feminismo negro brasileiro.
🎫 R$200,00
📆 8/8 a 29/8 (terças-feiras) das 19h às 22h – Online
🔗 Inscreva-se: centrodeformacao.acaoeducativa.org.br