Notícias
Compartilhar

Julho das Pretas: Ação Educativa convida o público para uma conversa sobre a importância de ler escritoras negras

A roda de conversa Quantas autoras negras você já leu? é presencial, gratuita e para todas as idades

Neste mês de julho, em que se comemora Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Centro de Formação da Ação Educativa promove um encontro com o público para debater a importância da leitura de obras de autoras negras. A condução da roda de conversa fica por conta da produtora cultural e mediadora de leitura Carine Souza. O evento faz parte da programação do Julho das Pretas, é gratuito e acontece no dia 24/07às 19h, na Rua Gen. Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo – SP.

Quantas autoras negras você já leu? Quantas autoras negras você conhece? Você ouviu falar de Maria Firmina dos Reis nas aulas de literatura brasileira na escola? Você sabia que o livro Quarto de despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus, está entre os livros brasileiros mais vendidos fora do país? É com essas e outras perguntas provocativas que Carine Souza faz a mediação da roda de conversa Quantas autoras negras você já leu?.

De acordo com a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie, um dos problemas da história única é que ela cria estereótipos. O que fica evidente quando a pesquisadora Regina Dalcastagnè aponta, em um dos artigos de seu estudo iniciado em 2003, que na maioria dos romances brasileiros publicados por grandes editoras, cujos autores são homens brancos, as mulheres negras são muitas vezes representadas em personagens desumanizadas e despidas de identidade. O propósito dessa atividade é, portanto, incentivar a leitura de obras de autoras negras e desviar os leitores e leitoras dos perigos da história única presentes nas obras que predominam as estantes das bibliotecas, livrarias, eventos literários e aulas de literatura.

Carine Souza é produtora cultural, mediadora de leitura e idealizadora do projeto Mulheres Negras na Biblioteca, em que atuou durante quase sete anos com diversas ações de incentivo à leitura de livros de autoras negras, em prol da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas. Já a Ação Educativa, fundada em 1994, é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos, e fica localizada na Rua Gen. Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo – SP.

SERVIÇO

Roda de conversa: Quantas autoras negras você já leu?

Data: 24/07

Horário: 19h

Local: Ação Educativa – Rua Gen. Jardim, 660 – Vila Buarque, São Paulo – SP

Classificação indicativa: livre

Gratuito

Inscrições: https://bit.ly/InscricaoQuantasAutorasNegras

Comentários: