Notícias
Compartilhar

Longe da cidadania, Senado sabatina Barroso para vaga no STF

Processo cumpre com formalidade, mas deixa a desejar quanto à participação pública e à transparência

 

O jurista Luís Roberto Barroso, indicado pela presidenta Dilma Rousseff para ocupar a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto no Supremo Tribunal Federal (STF), passou nesta quarta (5) pela tradicional sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal, em Brasília, com transmissão ao vivo pela TV Justiça.

A sessão de perguntas feitas pelos senadores é comumente marcada pela pouca profundidade dos temas tratados e acaba refletindo a falta de espaço para participação da sociedade civil na escolha do nome de quem será integrado à mais alta corte do país.

A Articulação Justiça e Direitos Humanos (JusDh) enviou uma lista de 11 perguntas  aos Senadores, para que elas sejam feitas a Barroso durante a sabatina. A falta de transparência no processo de indicação e a pouca participação cidadã no processo de escolha dos membros do STF preocupa as organizações da articulação há anos.

O processo

No Brasil, a indicação de um ministro para o Supremo Tribunal Federal é uma tarefa compartilhada entre a Presidência da República e o Senado Federal. Os únicos critérios impostos para essa escolha são que o candidato tenha entre 35 e 65 anos de idade, além de “notável saber jurídico” e “reputação ilibada”, como previsto na Constituição Federal.

O processo de nomeação começa com a indicação pela Presidência da República de um nome para a vaga aberta. A candidatura é publicada no Diário Oficial da União e encaminhada ao Senado Federal, onde o candidato é sabatinado pela CCJ e, em seguida, aprovado pelo Plenário. Finalmente, o escolhido é nomeado ministro do STF por um novo ato da Presidência.

O processo pode durar meses – caso da indicação de Barroso, que demorou meio ano para ocorrer – e não há qualquer tipo de transparência ou diálogo com a sociedade, como a disponibilização dos nomes cogitados e de seus currículos ou a realização de audiência pública com a participação da sociedade civil.

Na sabatina desta quarta, os cidadãos interessados puderam, além de acompanhar a transmissão pela TV Justiça, enviar perguntas por meio de seus senadores, usando e-mail e Twitter, embora poucas delas tenham sido realizadas.

Do site da Articulação Justiça e Direitos HumanosQua, 5 de junho de 2013

Leia também:

Editorial: Um ano da Lei de Acesso à Informação: ainda muito a caminhar

Organizações fazem pedido de informação sobre remição de pena em SP

Organizações cobram posição do governo em relação à Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Quase um mês após aposentadoria de Ayres Britto, nada se sabe sobre a próxima indicação para o STF

Comentários: