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Mapa Pós 2015 – Road Map Post-2015

O encerramento das Metas do Milênio e Educação Para Todos está se aproximando, assim como o prazo para a definição das metas que os substituirão.

As novas metas Educação Para Todos serão firmadas em maio, durante o Fórum Mundial de Educação, que acontecerá na Coreia do Sul. Os novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável serão apresentados em setembro durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Ambos já possuem versões preliminares (draft) das metas, que vem sendo construídas desde 2013 e estão disponíveis para download.

Para acompanhar todo o processo, documentos e relatórios produzidos tanto no âmbito da UNESCO (Educação Para Todos) como da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) clique aqui: Cronograma – Metas EPT pós-2015, em inglês click here: DraftTimeline_SDG_EFA

Para versão resumida do processo, Fluxo de Atividades Resumido – Educação para Todos e Fluxo de Atividades Resumido – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Versão Preliminar das metas Educação Para Todos:*

Objetivo Geral: “Garantir educação de qualidade, equitativa e inclusiva e educação ao longo da vida para todos até 2030”.

Metas de resultado

Meta 1: Até 2030, ao menos x% de meninas e meninos estejam preparados para a escola primária através da participação em uma educação e cuidados na primeira infância de qualidade, incluindo ao menos um ano de educação pré-primária gratuita e compulsória, com atenção particular à equidade de gênero e aos mais marginalizados.

Meta 2: Até 2030, todas as meninas e meninos completem a educação básica de ao menos 9 anos gratuita, compulsória e de qualidade e alcancem resultados de aprendizagem relevantes, com atenção particular à equidade de gênero e aos mais marginalizados.

Meta 3: Até 2030, todos os jovens e ao menos x% dos adultos alcancem um nível de proficiência em escrita e matemática suficiente para participarem plenamente na sociedade, com atenção particular à equidade de gênero e aos mais marginalizados.

Meta 4: Até 2030, ao menos x% dos jovens e x% dos adultos tenham os conhecimentos e habilidades para uma vida e trabalho decentes através de uma educação técnica e vocacional, educação secundária e terciária e capacitação, com atenção particular à equidade de gênero e aos mais marginalizados.

Meta 5: Até 2030, todos os alunos adquiram conhecimentos, habilidades, valores e atitudes para estabelecerem sociedades sustentáveis e pacíficas, inclusive através de uma educação cidadã global e educação para o desenvolvimento sustentável.

Metas de subsídio

Meta 6: Até 2030, todos os governos garantam que todos os alunos sejam ensinados por professores qualificados, profissionalmente capacitados, motivados e bem apoiados.

Meta 7: Até 2030, todos os países aloquem ao menos 4-6% do seu Produto Interno Bruto (PIB) ou ao menos 15-20% de seu gasto público em educação, priorizando os grupos mais necessitados; e fortalecendo a cooperação financeira para a educação, priorizando os países mais necessitados

 

Versão Preliminar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável espanhol; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável inglês: *

1. Erradicar a pobreza em todos os lugares

2. Erradicar a fome, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável

3. Obter vidas saudáveis para todos

4. Prover educação de qualidade e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

4.1 até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem educação primária e secundária de qualidade e equitativa que levem a resultados relevantes e efetivos de aprendizagem.

4.2 até 2030 garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso à educação pré-primária, cuidado e desenvolvimento infantil de qualidade para que estejam preparados para a educação primária.

4.3 até 2030 garantir acesso igualitário para todas as mulheres e homens à educação terciária, vocacional e técnica de qualidade a preços acessíveis, incluindo universidade.

4.4 até 2030, aumentar em x% o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, incluindo habilidades técnicas e vocacional para empregabilidade, trabalho decente e empreendedorismo.

4.5 até 2030, eliminar as disparidades de gênero em educação  e garantir acesso igualitário a todos os níveis de educação e treinamento vocacional para os vulneráveis, incluindo pessoas com deficiências, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade.

4.6 até 2030 garantir que todos os jovens e até x% dos adultos, ambos homens e mulheres, alcancem letramento e numeracia.

4.7 até 2030 garantir que todos os alunos adquiram conhecimento e habilidades necessárias para promover desenvolvimento sustentável, incluindo entre outros educação para o desenvolvimento sustentável e modos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global, e apreciação da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.

Meios de implementação

4.a construir e atualizar instalações educacionais que sejam sensíveis à crianças, deficiências e gênero e promovam um ambiente de aprendizagem seguro, não violento, inclusivo e eficiente.

4.b até 2020 expandir globalmente em x% o número de bolsas de estudo para países em desenvolvimento em particular LDC (países de baixo desenvolvimento), SIDS (síndrome de morte súbita em infantes) e países africanos para matrículas na educação superior, incluindo treinamento vocacional, ICT (tecnologia de informação e comunicação), engenharia e programas de ciência em países desenvolvidos e outros países em desenvolvimento.

4.c até 2030 aumentar em x% a oferta de professores qualificados, incluindo através de cooperação internacional para o treinamento de professores em países em desenvolvimento, especialmente os LDCs e SIDS.

5. Alcançar equidade de gênero, empoderamento das meninas e mulheres em todos os lugares

6. Assegurar disponibilidade e uso sustentável de água e saneamento para todos

7. Assegurar energia sustentável para todos

8. Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo contínuo, pleno emprego produtivo e trabalho decente para todos

9. Promover industrialização e infraestrutura sustentável e fomentar a inovação

10. Reduzir a desigualdade internamente e entre os países

11. Fazer assentamentos humanos e cidades inclusivas, seguras e sustentáveis

12. Promover padrões de consumo e produção sustentáveis

13. Combater as mudanças climáticas e seus impactos

14. Conservar a promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos

15. Proteger e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, frear a desertificação, degradação da terra e perda da biodiversidade

16. Alcançar sociedades pacíficas e inclusivas, acesso à justiça para todos, e instituições efetivas e capazes

17. Fortalecer os meios para a implementação e para a parceria global pelo desenvolvimento sustentável

 

Diversas reuniões já aconteceram ao longo do ano passado para formatar as novas metas, principalmente os Encontros Regionais de Consulta para as metas Educação Para Todos. Entretanto, ainda há uma série de encontros na agenda internacional, com destaque para as Negociações Intergovernamentais sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015 que discutirão o conteúdo das metas e sua realização levando em consideração os insumos levantados pelas diversas delegações de países e consultas globais já realizadas. Serão sete encontros ao longo deste semestre, sendo que a primeira teve início no dia 19/01/2015.

Negociações Intergovernamentais sobre a agenda de desenvolvimento pós-2015:

1) 19 a 21 de janeiro de 2015

2) 17 a 20 de fevereiro de 2015

3) 23 a 27 de março de 2015

4) 20 a 24 de abril de 2015

5) 18 a 2 2 de maio de 2015

6) 22 a 25 de junho de 2015

7) 20 a 24 de julho e 27 a 31 de julho de 2015

 

* A tradução para o português das versões preliminares das novas metas não é a oficial, pois os documentos oficiais estão disponíveis em inglês, espanhol, francês, mandarim, árabe e russo.

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