Notícias
Compartilhar

Metodologia Tô no Rumo é aplicada na Educação de Jovens e Adultos em experiência piloto na cidade de Santo André

Lançado em Santo André no início de agosto, o projeto Tô no Rumo – jovens e escolha profissional chega a sua segunda etapa e pretende atingir 566 jovens e adultos durante as formações

Após a formação de 60 educadores nos meses de agosto e setembro, por meio de um curso de extensão na Universidade Federal do ABC (UFABC), parte dos envolvidos iniciou em outubro a fase de multiplicação da iniciativa, quando serão realizadas oficinas piloto com jovens da região. A novidade dessa etapa é que das 18 turmas a serem atendidas, quatro serão voltadas para Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O assessor do projeto Tô no Rumo, Gabriel Di Pierro, explica que algumas adaptações à metodologia foram implementadas no caso das turmas de EJA. “Até então, o projeto Tô no Rumo destinou-se a estudantes ou egressos do ensino médio, é a primeira vez que trabalhamos com adultos da EJA, que estão no Ensino Fundamental. São muitas as variáveis a serem consideradas, com vistas a garantir a participação efetiva de todos os participantes. Identificamos, por exemplo, que seria melhor reduzir a carga horária dos encontros e focar nas possibilidades oferecidas no Ensino Técnico, etapa que está mais próxima da realidade desses adultos”, comenta.

A fase das oficinas se encerra no mês de novembro, quando então, serão realizadas avaliações para identificar avanços e desafios surgidos durante a execução das formações. “Nós pretendemos contribuir com o processo de elaboração de políticas públicas municipais que auxiliem essa população a construir suas trajetórias no que diz respeito à educação e ao trabalho. Analisar o que funcionou melhor, ou não funcionou tão bem, é fundamental para adoção de medidas que contemplem as necessidades dos jovens e adultos da região”, explica Gabriel.

Em Santo André, as formações vão acontecer com 4 turmas de EJA, 7 de Ensino Fundamental e 7 de Ensino Médio,  em equipamentos públicos como escolas e centros educacionais, como o CESA Vila Palmares. Os educadores vão participar ainda de encontros de preparação e receber kits de apoio Tô no Rumo.

Leia mais:

Ação Educativa faz oficinas de escolha profissional com 700 jovens
Projeto Tô no Rumo é lançado em Santo André
Estatuto da Juventude é tema de debate da Subcomissão de Juventude da Câmara Municipal de São Paulo

Comentários: