Notícias
Compartilhar

NEPSO: IV Simpósio IBOPE UNESCO

A prática de mais de dez anos do programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião, traz a necessidade de planejá-lo para os desafios futuros. Esse foi o foco do IV Simpósio IBOPE UNESCO, realizado entre os dias 08 e 10 de outubro no Rio de Janeiro.

Este encontro foi o fechamento de uma primeira etapa de elaboração de um planejamento estratégico do Nepso para os próximos 10 anos, que compreendeu algumas atividades como:  coordenadores de polos foram convidados a escrever uma “carta desde o futuro” onde descreviam como o Nepso estaria em 2024 e uma conversa inicial com alguns coordenadores (julho 2014) para apresentação da sistematização das cartas e debate.

Os resultados deste primeiro processo foram base para a coordenação geral do programa elaborar o documento “Visão Nepso 2024”, apresentado no momento inicial do IV Simpósio, onde estiveram reunidos 36 participantes, entre os quais estavam os coordenadores e assistentes dos polos, a coordenação geral da Ação Educativa e do Instituto Paulo Montenegro, além de Denise Carreira, coordenadora do programa de educação da Ação Educativa e os consultores Heloisa Nogueira e Klaus Schubert, responsáveis pelo processo de construção do planejamento estratégico do programa.

Para tanto, buscou-se consolidar, consensuar e projetar o debate em torno do fortalecimento do programa, recuperar, discutir e retratar as estratégias de ação dos polos. Além de tomar consciência e discutir as implicações das variáveis de contexto dos sistemas educacionais nos quais o Nepso está presente.

“Planejar atividades é sempre um exercício desafiador. Quando se trata da Rede Nepso, esse desafio potencializa-se uma vez que as contribuições para o processo são inúmeras e diversas. Apesar disso, o grande consenso deste IV Simpósio foi a necessidade de encararmos, em nossos diferentes contextos, as oportunidades que se apresentam”, afirma Leila Andrade, coordenadora geral do programa.

Com a finalidade de suprir uma necessidade da rede Nepso os participantes do IV Simpósio se dividiram em grupos de trabalho e vão desenvolver um diálogo conjunto em torno de alguns temas da educação que influenciam a realização do programa, que são: formação inicial, formação continuada de professor, Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, sustentabilidade, educação integral e identidade pública.  “Os GTs têm como missão trabalhar o seu tema nos próximos meses, colhendo e sistematizando as informações. A ideia é que os grupos partilhem tais levantamentos durante o XII Congresso IBOPE UNESCO, que está previsto acontecer em novembro de 2015”, conta Ana Lucia Lima, diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro. No último dia do encontro foi feita uma discussão sobre os indicadores do Nepso elaborados ao longo dos últimos anos.

O encerramento do IV Simpósio IBOPE UNESCO merece um destaque especial. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer algumas características únicas da cidade do Rio de Janeiro. Eles foram convidados pela coordenação local do Nepso a irem ao Morro dos Prazeres e puderam conhecer alguns trabalhos realizados na comunidade, como o projeto social ReciclAção (coleta seletiva e reciclagem com ênfase na mobilização comunitária, que tem como objetivo contribuir com a erradicação dos riscos socioambientais) e o Varal da Val (trabalho de valorização da estética através de acessórios étnicos, onde algumas peças são produzidas com materiais reciclados), além de terem a oportunidade de observar a cidade maravilhosa do ponto mais privilegiado da capital carioca. A despedida desses três dias de encontro não poderia ser diferente: uma ciranda, orientada por Denise Carreira, formada na quadra poliesportiva da associação de moradores.

Comentários: