Notícias
Compartilhar

Nota de falecimento – Giovanna de Moura

É com profunda tristeza que a Ação Educativa, Instituto Pólis e Oxfam Brasil receberam a notícia do falecimento da jovem Giovanna de Moura na noite de quinta-feira, 24 de maio. Com 21 anos, ela foi atropelada na região do Butantã, próximo à sua residência. Atriz e dançarina, Giovanna fazia parte do Levante Mulher, coletivo que denuncia a violência contra a mulher através da arte, principalmente do teatro, e do bloco afro Ilú Obá de Min.

Era esse ativismo feminista e da luta antirracista, junto com seu talento, doçura e alegria, que ela levava ao Projeto Juventude nas Cidades, espaço de articulação de coletivos juvenis periféricos organizado pela Oxfam Brasil, Ação Educativa, Instituto Pólis, Inesc, Fase-PE, Fase-RJ, Ibase e Criola. No último fim de semana, Giovanna esteve no encontro nacional do projeto, realizado em Recife. Lá contribuiu com debates sobre trabalho, incidência política, combate ao racismo e às desigualdades. “Ao mesmo tempo que foi fortalecedor, foi difícil ouvir as histórias de tantas pessoas, da luta de cada e pelas coisas que passam”, disse sobre o encontro em uma de suas últimas mensagens.

Nesse momento doloroso, expressamos nossa solidariedade a sua família, amigos e companheiras e também reafirmamos a necessidade de que o caso seja rigorosamente apurado. Giovanna de Moura, presente!

   

Giovanna, em Recife, durante as atividades do projeto Juventude nas Cidades
Comentários: