Notícias
Compartilhar

O agravamento das desigualdades durante a pandemia

RELATO ENCONTRO 2 – SEMINÁRIO “UM MAPA DOS DESAFIOS PARA O ESTADO DE SÃO PAULO”

Na última quinta, 18, aconteceu o segundo encontro do seminário “Um mapa para os desafios do estado de São Paulo”, parte do projeto Inovação, desenvolvimento e resiliência nas políticas públicas em São Paulo: um mapa para os desafios entre 2020-2030, que está sendo desenvolvido pelo Coletivo 660 representado pela Ação Educativa. Neste segundo dia, conversamos sobre desigualdades, tema essencial para o desenho do mapa de desafios do estado, com Débora Dias e Oded Grajew. Para quem não pôde assistir ao vivo, o encontro ficou salvo em  https://fb.watch/3KOVwDg2v0/.

Débora, mulher negra, lésbica e periférica de 22 anos, enfatizou o modo como a situação da pandemia exacerbou as desigualdades que já conhecíamos no estado de São Paulo e do quanto medidas que busquem aliviá-las são essenciais para a sociedade – naquele momento, a CoVereadora na Mandata Coletiva Quilombo Periférico participava do ato simbólico e expressivo que acontecia por todo o país, puxado pela Coalizão Negra por Direitos, reivindicando o auxílio emergencial e vacinas para todas as pessoas. É importante manter e fomentar o diálogo, lembrando que ainda há pessoas que passam fome, sofrem violências e que não conseguem se organizar devido às fortes amarras presentes na estrutura de construção do país – mas a resistência continua, com luta e participação política, concluiu a estudante de Ciências Sociais na UNIFESP, militante da UNEafro Brasil, artista e pesquisadora da Coletiva Emana. Para quem tiver interesse em conhecer mais a Uneafro, sua página é a seguinte: https://uneafrobrasil.org/

Oded, membro do Coletivo 660 e um dos idealizadores do Fórum Social Mundial, por sua vez, nos lembrou como a harmonia é um fator essencial para que o coletivo caminhe bem – apenas relações harmoniosas, alimentadas pela sensação de justiça em um coletivo, pode fazer com que ele prospere. O conselheiro e fundador da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, então, reapontou um indicador de desigualdade territorial apresentado por Débora, de expectativa de vida, apenas um exemplo das diversas desigualdades que podem ser encontradas por todo o país. Sua proposta foi, então, de que fosse organizado um mapa da desigualdade para o estado de São Paulo (a exemplo do desenvolvido para a cidade de São Paulo pela Rede Nossa São Paulo), de modo a colaborar com o mapa dos desafios que está sendo desenhado a partir dos seminários, um instrumento para combater as desigualdades. É possível conhecer mais sobre e baixar os mapas e tabelas do Mapa da Desigualdade 2020, citado por Oded, aqui .

Os demais encontros continuarão a ser exibidos na página da Ação e acontecerão sempre às terças e quintas-feiras. O terceiro encontro contou com a presença dos professores Paulo Saldiva e João Whitaker, que debateram conosco os temas de saúde, sustentabilidade e macrometrópole, e o quarto ocorrerá dia 25 de fevereiro das 16h às 17h30. 

 Até lá!

Comentários: