Notícias
Compartilhar

O que você quer ser quando crescer? Vídeo produzido pelo projeto Tô no Rumo aborda juventude, trabalho e profissão

No vídeo produzido pelo projeto Tô no Rumo, cinco pessoas, com diferentes trajetórias, buscam responder essa pergunta. Mais do que isso, fazem uma reflexão sobre os caminhos que os levarão aonde estão hoje e sobre o que vem pela frente.

O trabalho e as profissões, desde muito cedo, fazem parte do universo de questões que habitam o nosso imaginário. A pergunta “o que você vai ser quando crescer?” é muito comumente dirigida às crianças por parte dos adultos. Na juventude, para muitos, o mundo do trabalho e a escolha profissional se constituem desafios mais concretos. Como conciliar nossos desejos e expectativas com a vida real? Escolher uma profissão depende menos de um desejo/sonho do que de uma série de questões objetivas e materiais: chances de acesso ao ensino superior num contexto em que ainda é um nível de ensino para poucos, pressão dos pais para trabalhar, tempo disponível para os estudos, recursos para pagar formação, oportunidades de emprego disponíveis etc.

Quando já somos adultos – diferentemente do que o nosso imaginário e senso comum pode querer acreditar – não encontramo-nos estáveis e “garantidos” no mundo do trabalho. Até porque esse mundo do trabalho é instável. A ideia de ter uma “carreira” estável se sustenta para um número pequeno de pessoas. A maioria delas tem histórias de idas e vindas, de reviravoltas e de inconsistências e de busca permanente por um caminho que conciliem suas expectativas e suas necessidades de sustentar-se num mundo do trabalho.

Veja o vídeo aqui.

Fonte: Tô no Rumo

Comentários: