O IALLA foi criado em 2004 e é o principal programa de formação internacional do ICAE. O objetivo é ampliar a visão sobre educação de adultos e colaborar para que novos líderes adquiram habilidades em advocacy através de uma metodologia participativa, que inclui análises interligadas tanto sobre o campo da educação de adultos, como para além dele; e promover redes de contato como um mecanismo efetivo para o aprendizado coletivo. O IALLA conta com 189 graduados de 68 países diferentes.
A assessora de Relações Internacionais da Ação Educativa, Filomena Siqueira, que participou dessa oitava edição do curso afirma: “O IALLA é uma experiência extremamente enriquecedora para a atuação no campo da educação de adultos. Além das sessões expositivas com palestrantes altamente qualificados, o curso proporciona o convívio com pessoas de diferentes países que trabalham com o tema. Essa troca de experiências é muito interessante tanto para ampliar o conhecimento dos participantes quanto para incentivar o contato e a formação de redes de advocacy a nível internacional que reforçam o direito humano à educação”.
Foram duas semanas de curso que abordaram diversos temas, tais como o histórico da educação de adultos, origens do conceito de cidadania e de educação como direito humano, educação para a inclusão e para a paz, experiências de educação popular em diferentes países, história dos movimentos sociais, suas redes e agendas, processos de grande relevância para a governança internacional da educação, técnicas de advocacy para atuar nesses espaços (renovação das metas globais pós-2015: Educação Para Todos e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e desenvolvimento de projetos a serem trabalhados em todos os níveis, desde o local ao internacional.
O direito humano à educação é permanentemente violado em inúmeros países e a educação de adultos não raro é preterida nas ações voltadas para o campo educacional. Nesse sentido, o curso é uma oportunidade de aprofundar a agenda e desenvolver habilidades que colaboram para a atuação em diferentes níveis e direcionadas para a efetivação desse direito. Aliando aulas teóricas com momentos expositivos e de trabalho em grupo o curso constrói, ao longo de duas semanas, um espaço único de aprendizagem mútua e fortalecimento de networks.
Veja mais notícias no site de Educação, Desenvolvimento e Relações Internacionais.