Notícias
Compartilhar

Participe da Primeira Assembleia Mundial pela Amazônia

Contra o etnocídio, o ecocídio e o extrativismo na Amazônia que se agravam com a pandemia do COVID-19

A Amazônia está sendo inundada pela morte em suas comunidades, aldeias, vilarejos e cidades. O COVID-19 está em fúria com os chamados “povos da floresta” que sofrem séculos de indiferença, negligência, exploração, extrativismo, racismo e etnocídio. Esta região, que é essencial para a estabilidade do ecossistema da Terra, está experimentando um ecocídio e um terricídio acelerados.

As causas da deterioração da Amazônia são corporações agroindustriais, monoculturas, plantio de sementes transgênicas, agrocombustíveis, mineração legal e ilegal, extração e derramamento de hidrocarbonetos, bio-pirataria, mega-projetos hidroelétricos e hidroviários, linhas de transmissão e rodovias mal planejadas, organizações financeiras internacionais e seus empréstimos e investimentos, tráfico de drogas e crime organizado.

Os governos do Norte e do Sul, tanto neoliberais quanto progressistas, incentivam o extrativismo de diferentes maneiras, enfraquecendo a Amazônia em níveis social e ecológico. Agora, sob o título de “reativar a economia para sair da crise do COVID-19”, os governos da região estão relaxando as disposições legais ambientais, indígenas e sociais para promover ainda mais o extrativismo.

A destruição da Amazônia nos aproxima mais do precipício e da hecatombe climática. Sem uma Amazônia viva, não haverá futuro para a humanidade.

Muitos estão lutando e resistindo diante desta destruição. As mulheres da Amazônia são as mais ameaçadas e, ao mesmo tempo, as mais criativas e resistentes na defesa de seus corpos-territórios.

Os desafios são muito grandes e a unidade na diversidade é urgente e inevitável, com o protagonismo dos povos originais, guardiães dos antepassados e do Bem Viver.

Diante desta realidade, movimentos, coletivos, redes, ativistas e organizações de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, caboclos, marrons, camponeses, artistas, religiosos, defensores da natureza, comunicadores, acadêmicos, mulheres, jovens e habitantes das cidades amazônicas, nos reunimos na Primeira Assembleia Mundial da Amazônia que se realizará virtualmente nos dias 18 e 19 de julho.

Nosso objetivo é articular uma aliança a serviço das plataformas e campanhas existentes, para fortalecer nossas ações e impacto na defesa dos direitos humanos, dos direitos dos povos indígenas e dos direitos da natureza. Procuramos construir um processo espiral de ciclos de assembleias/ações a fim de acrescentar vontades, chegar a um consenso sobre os objetivos e acordar iniciativas de mobilização em torno de propostas que emergem do debate e do consenso.

Para isso, dedicaremos o primeiro dia de nossa Assembleia para refletir e debater os problemas dos países e da região pan-amazônica, e, no segundo dia, discutiremos propostas de ação e enriqueceremos três campanhas que estamos construindo:

1. campanha global para enfrentar os graves impactos do Covid19 sobre as populações indígenas, os povos de origem africana e toda a Amazônia.

2. Campanha global para boicotar produtos, empresas, investimentos, políticas governamentais, acordos comerciais e indústrias extrativistas que destroem a Amazônia.

3. Jornadas de mobilização global para acabar com o etnocídio, o ecocídio e o extrativismo, e para salvar a Amazônia, essencial para enfrentar a mudança climática.

A Assembleia Mundial da Amazônia será realizada de maneira virtual no sábado 18 e domingo 19 de julho às 15h00 no Equador, Colômbia e Peru, 16h00 na Bolívia, Chile, Paraguai, Guiana e Venezuela, e 17h00 no Brasil-São Paulo, Guiana Francesa e Suriname. A cada dia teremos uma sessão de duas horas e meia e teremos tradução simultânea para o espanhol, português, inglês e francês.

Para participar deste processo e receber o respectivo link do Zoom, você deve preencher o seguinte formulário https://forms.gle/UbPArHEebwV9jxG99

A Primeira Assembléia Mundial para a Amazônia também será transmitida em https://www.facebook.com/asambleamazonica/ e https://www.youtube.com/channel/UC5uRVxQWBKbtyYZXj4_8Zkg

Mais informações e contato asambleamazonica@gmail.com

Uma humanidade saudável com futuro precisa de florestas e povos amazônicos vivos

Comentários: