Notícias
Compartilhar

Participe da Semana de Ação Mundial pela valorização dos professores

De 21 a 28 de abril, a Rede Vozes da Educação vai realizar consulta participativa, mobilização virtual e debate sobre os docentes e a mídia

 

Entre os dias 21 e 28 de abril, a Semana de Ação Mundial (SAM 2013) vai ocorrer, simultaneamente, em mais de 100 países. No Brasil, a mobilização é realizada pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e terá como tema a valorização efetiva dos educadores – como um direito de toda a sociedade.

Qualquer pessoa pode se integrar às atividades que serão organizadas em todo o país ou realizar a sua própria ação para contribuir com o debate sobre a valorização dos profissionais da educação. Participe!

Em 2012, a semana mobilizou mais de 152 mil adultos e crianças que participaram de ações em 24 estados e no Distrito Federal. Em 170 municípios, a SAM 2012 contou com a participação de associações de bairro, sindicatos, secretarias e conselhos municipais de educação, universidades, escolas, pré-escolas, creches e organizações não-governamentais.

Integrando o comitê técnico da SAM 2013, a Rede Vozes organiza neste ano uma consulta participativa sobre a condição docente, uma campanha virtual pela valorização dos profissionais da educação e um debate sobre a relação entre o professorado e a mídia, entre outras atividades.

Consulta participativa

Como vão os professores de sua escola? Quais são suas demandas e como eles e elas são vistos por sua comunidade? Como parte das atividades da SAM 2013, a Rede Vozes da Educação propõe uma consulta participativa em todo o país para que estudantes e os próprios educadores respondam a essas questões e ajudem a qualificar a agenda da valorização docente em suas localidades – bairros, cidades, estados.

A consulta participativa será realizada por meio de um questionário disponibilizado no Blog da SAM 2013 e tem como objetivo coletar dados vinculados às condições do trabalho docente. Acompanhe o blog da semana e confira, a partir da primeira semana de abril, as orientações sobre como realizar a consulta participativa.

Mobilização virtual

Em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a Rede Vozes vai fazer uma mobilização virtual com o objetivo de problematizar as condições desses profissionais no sistema educacional brasileiro. A mobilização terá como principal meio de divulgação as redes sociais e pretende refletir sobre o papel dos profissionais da educação para além do heroísmo ou da culpabilização. Curta a página da Rede no facebook e ajude a disseminar esta campanha!

Professor e a mídia

Já o debate será promovido pelo Observatório da Educação, no formato dos Desafios da Conjuntura, e contará com a presença de jornalista, especialistas e professores que discutirão sobre a relação entre a classe docente e a mídia e a forma como esses profissionais são representados na imprensa.

Além deste evento, o Observatório da Educação vai receber depoimentos em vídeo de até 5 minutos que respondam à questão: “Como é ser professor(a) em seu bairro, sua cidade ou seu estado?”. As gravações serão publicadas no blog da SAM, além de ficarem disponíveis no canal do youtube da Rede Vozes. Os vídeos devem ter tamanho de até 100MB e estar no formato WMV, AVI, MPEG, MP4 ou DV para que possam ser divulgados na SAM 2013.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail observatório@acaoeducativa.org

Faça o download dos arquivos da semana e participe das atividades da SAM 2013!

Leia também:

Movimentos de educação de SP pedem esclarecimento sobre proposta de expansão de creches

Semana de Ação Mundial 2013 terá como tema a valorização dos profissionais da educação

Todos os recursos dos royalties do petróleo devem ir para a educação, dizem especialistas

Direito à educação na América Latina é tema de debate na Ação Educativa

 

Comentários: