Notícias
Compartilhar

Participe do Seminário “A EJA em Xeque”

Evento de lançamento reúne resultados de diferentes pesquisas para compreender os meandros das políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Para comemorar seus 20 anos de lutas em defesa dos direitos educativos de pessoas jovens, adultas e idosas, a Ação Educativa promoverá no dia 12 de dezembro o Seminário “A EJA em Xeque”, etapa de encerramento de importante ciclo de pesquisas e avaliações sobre as políticas de Educação de Jovens e Adultos no Brasil na primeira década do século realizada pela instituição.

Nesse evento, será lançada a publicação “A EJA em Xeque: desafios das políticas de Educação de Jovens e Adultos no século XXI”, uma parceria com a Editora Global. A partir de diferentes olhares e metodologias de pesquisa, as(os) pesquisadoras(es) Vera Masagão Ribeiro, Roberto Catelli Jr, Denise Carreira, Eliane Ribeiro, Luis Felipe Soares Serrao, Maria Clara Di Pierro e Maria Virgínia de Freitas sistematizam os resultados de pesquisas desenvolvidas ao longo de três anos sobre as políticas a partir de diferentes enfoques: juventude, financiamento, exames e relações de raça e gênero.

O seminário contará com uma apresentação inicial da publicação com Vera Masagão Ribeiro, seguida de leituras críticas apresentadas por Sérgio Haddad (Ação Educativa), Timothy Denis Ireland  (Universidade Federal da Paraíba) e  Marília Pontes Sposito (Universidade de São Paulo). Cada qual trará suas apreciações sobre a publicação e, a partir delas, indicarão proposições para o futuro da EJA no atual contexto social e político brasileiro.

O evento ocorrerá na sede da Ação Educativa, no dia 12 de dezembro, das 14 às 17 horas. Caso tenha interesse em participar, a organização solicita o envio de e-mail para Leonardo Matos: leonardo.matos@acaoeducativa.org.

Após o seminário, a Ação Educativa convida para o coquetel de lançamento da publicação.

Comentários: