Notícias
Compartilhar

Pernambuco celebra os 15 anos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

No dia 5 de outubro, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação completou 15 anos com uma trajetória marcada por importantes conquistas na luta pelo direito à educação pública, gratuita e de qualidade. Para comemorar, o Comitê Estadual da Campanha de Pernambuco realizará na sexta-feira, 31 de outubro, em Olinda – PE, a audiência pública “Educação em Pernambuco para a Próxima Década: os Planos, a Participação Social e a Gestão Pública de Qualidade” e evento no CCLF (Centro de Cultura Luiz Freire), com música típica nordestina e exposição sobre a história da Campanha (Veja a programação completa abaixo).

Audiência

A audiência acontece a partir das 15h, no plenário da Câmara de Vereadores de Olinda. Participam como expositores na mesa da audiência pública o cientista político Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; o deputado federal Paulo Rubem Santiago (PDT-PE) e a deputada estadual Teresa Leitão (PT); o vereador de Olinda Marcelo Santa Cruz (PT).As atividades em Olinda estão sendo organizadas pelo Comitê Pernambucano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.Trajetória da Campanha

Presente em todas as conquistas da educação brasileira desde a sua fundação, a Campanha é um dos principais atores na luta por uma educação pública, gratuita e de qualidade. Essa história teve início em 1999, quando um conjunto de organizações da sociedade civil se preparava para participar da Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), que aconteceria no ano 2000. No Brasil, as articulações culminaram com a criação da Campanha e seu lançamento, na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, em 5 de outubro de 1999, e em fevereiro do ano seguinte, em Recife.

Programação:

Audiência Popular: Educação em Pernambuco para a Próxima Década: os Planos, a Participação Social e a Gestão Pública de Qualidade• Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação• Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), deputado federal• Teresa Leitão (PT-PE), deputada estadual (a confirmar)• Marcelo Santa Cruz (PT-PE), vereador de Olinda• Representação do Fórum Estadual de Educação de PE• Representação do governo eleito de PE (a confirmar)

Sexta-feira, 31/10/2014, das 15h às 18h, no Plenário da Câmara de Vereadores de OlindaRua 15 de Novembro, nº 93, Carmo – Olinda – PE.Informações:Sérgio Costa: (81) 3423 0677 // 3221 3425 // 9215-7556 sergio.costa@actionaid.orgJosé Alberto P. da Silva (Betinho): (81) 3269-6776 // 9754-0769 zealberto.casc@gmail.comExposição e festa de comemoração dos 15 anos da Campanha• Exposição de materiais de incidência política, produzidos pela Campanha e que mobilizaram milhares de pessoas ao longo dos seus 15 anos.• A artista plástica Beta Ferralc prestará sua homenagem à Campanha• Tudo isso ao som do melhor da música típica pernambucana.

Sexta-feira, 31/10/2014, a partir das 18h, no Centro de Cultura Luiz FreireRua 27 de Janeiro, 181, Carmo, Olinda-PE.Informações:Maria Aparecida Fernandez: (81) 3301 5241 // 9884-8628 – cidafernandez@yahoo.com.brO que é a Campanha?

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação é uma articulação de mais de 200 movimentos e organizações da sociedade civil que atua para que todo cidadão e toda cidadã tenham garantido seu direito a uma educação pública, gratuita e de qualidade em todo o território brasileiro. A Campanha possui 21 comitês regionais espalhados pelo Brasil, que garantem sua base social.Gerida por uma equipe de coordenação geral e dirigida por um comitê diretivo nacional, composto por 11 entidades, em um arranjo institucional amplo, com ONGs, movimentos sociais, sindicatos, conselheiros e gestores municipais. São elas: Ação Educativa, ActionAid Brasil, Cedeca-CE (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará), Centro de Cultura Luiz Freire, CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), Fineduca (Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação), Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente – Save The Children, Mieib (Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e Uncme (União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação).

Comentários: