Notícias
Compartilhar

Pesquisa de opinião como prática pedagógica: curso de extensão universitária promovido pela Ação Educativa começa em março

A formação tem como proposta articular os encontros com as atividades realizadas por docentes em suas salas de aula, promovendo discussões teóricas e reflexões sobre a prática

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO ATÉ 27 DE FEVEREIRO
Voltado para docentes de escolas públicas de ensino fundamental e médio, nas modalidades regular ou educação de jovens e adultos, e coordenadores pedagógicos, o curso “Aprendizado com Pesquisa de Opinião: Educação como Desenvolvimento Local” tem como objetivo fornecer subsídios para a utilização da pesquisa de opinião como prática pedagógica, formando profissionais com disposição para gerar conhecimento sobre as escolas e suas comunidades e identificando a variedade de opiniões sobre temas de interesse das pessoas que as integram.

O curso se baseia na metodologia proposta e aperfeiçoada há mais de dez anos pela rede Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Nepso. Oferecido a partir de uma parceria entre a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP), a Diretoria Regional de Educação da Penha, a Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro, além de oficinas e seminários sobre o desenvolvimento das pesquisas, também abordará temas como educação como direito humano, diversidade e profissão docente.

Realizado às sextas-feiras, a formação contará com duas turmas: uma pela manhã e outra pela tarde. Foram disponibilizadas 120 vagas e a carga horária total é de 100 horas (60 horas presenciais e 40 horas a distância). Confira os temas que serão trabalhados: Direitos Humanos e Educação; Escola e seu território; Relações étnico-raciais e diversidade sexual; Educação laica; Leitura crítica dos meios; e saberes e práticas sustentáveis.

Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião

Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – Nepso é um programa realizado com escolas públicas de ensino fundamental e médio, em oito estados-polo: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Distrito Federal, Paraná e Bahia. Em 2004, iniciou-se o compartilhamento da metodologia para países da América Latina e Europa, sendo eles: Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Portugal.

Resultado da parceria entre a Ação Educativa e o Instituto Paulo Montenegro (responsável pela ação social do grupo IBOPE), o Nepso visa estimular a formulação e a realização de projetos de pesquisa em escolas, tendo como base a pesquisa de opinião.

Baseia-se na ideia de que a pesquisa de opinião tem alto valor pedagógico, porque permite a elaboração de projetos de trabalho, com caráter interdisciplinar, envolvendo estudantes e docentes, e cria oportunidades para a escola pesquisar aspectos importantes da sua realidade e de seu entorno.

Leia Mais:

“A metodologia Nepso propiciou uma troca valiosa de conhecimento, autonomia dos nossos alunos e sobretudo, uma análise crítica da nossa própria atuação docente”, Adriana Cardoso, polo Rio Grande do Sul

Nepso lança publicações sobre sistematização de experiências educativas; debate sobre o tema acontece na segunda-feira (02/06)

Professores da rede Nepso debatem metodologias de sistematização das práticas educativas

Comentários: