Notícias
Compartilhar

Plano de São Paulo tem um ano para ser aprovado

Portal disponibiliza linha do tempo, notícias e vídeos sobre elaboração de Plano de Educação da cidade de São Paulo

Com a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE) no último dia três de junho pela câmara dos Deputados, estados e municípios terão até um ano para construírem ou revisarem seus Planos de Educação após a presidenta Dilma Rousseff sancionar o texto aprovado. No caso da capital paulista, o Projeto de Lei nº 415/2012 – que trata do Plano Municipal de Educação – já tramita na Câmara dos Vereadores.

O Plano de Educação de São Paulo foi construído por meio de intenso processo de pressão e participação social (Clique aqui e veja processo de construção do documento paulistano) e, desde o dia 11 de novembro do ano passado, está na Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara dos Vereadores.

Para apoiar o processo de mobilização da sociedade civil na construção do Plano de Educação da cidade de São Paulo, foi lançado o portal De Olho no Plano São Paulo. “O portal tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de processos participativos, além de contribuir para mobilizar e pautar o debate público sobre a importância de um plano de educação em nossa cidade que é a maior do país, mas que ainda não possui esse planejamento fundamental”, ressalta a coordenadora da área de educação da Ação Educativa, Denise Carreira.

Criado em 2009, por meio de uma parceria entre a ONG Ação Educativa e o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad), o portal foi reformulado para o ano de 2014 com novas ferramentas e um mapa virtual com dados recentes sobre a educação na cidade, além de artigos que compõem a publicação Educação e Desigualdades: um estudo que traça um panorama sobre a situação educacional da capital paulista na última década.

Além disso, os internautas poderão acessar, entre outras coisas, vídeos sobre a participação de crianças e adolescentes, depoimentos e os principais documentos relacionados ao Plano da cidade.

Linha do tempo e contador

Para o acompanhamento tanto das principais atividades já realizadas, quanto das próximas reuniões e etapas de construção do Plano Municipal de Educação, o portal De Olho no Plano São Paulo traz uma linha do tempo com as principais datas e reuniões do Fórum Municipal de Educação, por exemplo.

Para auxiliar a pressão e o acompanhamento da população, há um contador automático em que é possível observar a quantidade de dias em que o Plano de Educação da Cidade de São Paulo está em tramitação na Câmara dos Vereadores.

Para mais informações sobre o portal, os interessados podem acessar De Olho no Plano São Paulo ou entrar em contato com a equipe da Ação Educativa por meio do telefone (11) 3151-2333 ramal 130 ou 170.

Fonte: De Olho no Plano São Paulo

Comentários: