Notícias
Compartilhar

Plataforma Dhesca realiza conjunto de atividades no #FSM2018

Ação Educativa e Plataforma Dhesca fazem parte das 1500 organizações e entidades que deve participar da 13ª edição do Fórum Social Mundial, realizado em Salvador (BA), entre os dias 13 e 17 de março

Os debates promovidos pela Plataforma de Direitos Humanos Dhesca Brasil contribuem na reflexão de como a violação de direitos da população brasileira está relacionada com a política econômica de cortes sociais. A Emenda Constitucional 95/2016 que congela os gastos públicos por 20 anos é exemplo disso. Como parte dessas reflexões, durante o Fórum será lançada a Campanha ‘Direitos valem mais, não aos cortes sociais’, organizada pela Coalizão Anti-austeridade e pela Revogação da Emenda Constitucional 95. Cerca de 50 entidades participam dessa articulação.

A medida do governo de Michel Temer (MDB) afeta áreas essenciais para do desenvolvimento humano, tais como saúde e educação. Com a medida em vigor estas áreas terão o orçamento congelado, ainda que a demanda por recurso público seja maior que o fixada pela Emenda.

O que é o Fórum Social?
Criado em 2001, o Fórum Social Mundial é uma iniciativa de organizações e movimentos sociais que se mobilizam para refletir, debater e formular propostas para a construção de uma sociedade mais justa, em oposição ao neoliberalismo.

Com o lema “Resistir é criar. Resistir é transformar!”, a edição deste ano do Fórum deve convergir para os seguintes eixos temáticos: Ancestralidade, Terra e Territorialidade; Comunicação, Tecnologias e Mídias livres; Culturas de Resistências; Democracias; Democratização da Economia; Desenvolvimento, Justiça Social e Ambiental; Direito à Cidade; Direitos Humanos; Educação e Ciência, para Emancipação e Soberania dos Povos; Feminismos e Luta das Mulheres; Futuro do FSM; LGBTQI+ e Diversidade de Gênero; Lutas Anticoloniais; Migrações; Mundo do Trabalho; Um Mundo sem Racismo, Intolerância e Xenofobia; Paz e Solidariedade; Povos Indígenas e Vidas Negras Importam.

Mais de 60 mil pessoas são esperadas para o evento, que vai ter mais de mil atividades autogestionadas.

Confira abaixo as atividades que contarão com a participação da Plataforma Dhesca:

13 de março (terça-feira)
Marcha de abertura do Fórum Social Mundial
Distribuição de materiais sobre a campanha ‘Direitos valem mais, não aos cortes sociais’, desenvolvida pela Plataforma Dhesca.
Horário: 15h
Local: Praça Castro Alves – Salvador (concentração)

14 de março (Quarta-feira)
Atividade de Convergência – Reformas estruturais e violações de direitos
A Plataforma Dhesca e a Campanha pela Revogação da Emenda Constitucional 95 farão distribuição de materiais e incidência política durante a atividade.
Horário: 9h
Local: Faculdade de Arquitetura – Campos Ondina (Rua Caetano Moura) – Auditório Maior

Oficina Referendos Revogatórios: saída popular contra o golpe
Resumo da atividade
: a atividade se debruçará sobre a construção e realização de referendos junto à população como medida para revogar as ações impopulares e de austeridade do governo de Michel Temer (MDB)
Organização: Plataforma Dhesca, Plataforma pela Reforma do Sistema Político, Plataforma Política Social e Outras Palavras
Horário: 13h
Local: Tenda do Conselho Federal de Psicologia (UFBA)

15 de março (Quinta-feira)
Atividade de convergência – Austeridade e Desmonte do Estado
Resumo da atividade: o debate irá traçar um panorama sobre o desmonte do Estado e a perda de direitos. Com participação de Eduardo Fagnani (Unicamp), Lucia Souto (CEBES), Déborah Duprat (PFDC), Carlos Ocke (ABRES). Durante a atividade será lançada a Campanha ‘Direitos valem mais. Não aos cortes sociais: por uma economia a favor da vida e contra todas desigualdades’, pelas representantes Denise Carreira (Ação Educativa) e Ana Mielke (Coletivo Intervozes)
Horário: 9h
Local: A confirmar
Organização: Conselho Nacional de Saúde e Coalizão anti-austeridade e pela revogação da Emenda Constitucional 95 (Campanha pela Revogação da Emenda Constitucional 95)

Debate Austeridade Fiscal e o Desmonte do Estado Nacional – Repercussões no campo dos Direitos Humanos
Organização: Conselho Nacional de Direitos Humanos e Coalizão anti-austeridade e pela revogação da Emenda Constitucional 95

Resumo da atividade: Neste debate serão apresentadas os principais impactos das políticas econômicas de austeridade e do desmonte do Estado sobre os direitos humanos. Cortar investimentos em políticas sociais e políticas para os grupos mais vulneráveis têm consequências diretas e reais nas vidas das pessoas.
Horário: 14h
Local:Tenda de Direitos Humanos (UFBA)

Comentários: