A iniciativa De Olho nos Planos está lançando uma rede em que não só gestores, como também representantes de Fóruns e Conselhos Municipais de Educação e integrantes da sociedade civil (estudantes, mães, pais, docentes e demais trabalhadores em educação, entre outros) podem interagir em temas relacionados à construção de seus Planos de Educação. O lançamento oficial ocorrerá durante a realização da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae), entre os dias 19 e 23 de novembro, em Brasília.
“Os municípios têm menos de um ano para construírem seus Planos e este é um momento decisivo na história recente da educação brasileira. E, para contribuir com este processo, a Rede busca agregar a todos e todas em um espaço democrático e colaborativo”, explicou a assessora do Programa Diversidade, Raça e Participação da Ong Ação Educativa, Ananda Grinkraut.
Neste sentido, atrelando recursos de plataformas de educação à distância com a agilidade das redes sociais, a Rede De Olho nos Planos foi construída com o objetivo de apoiar a comunicação, a troca de informações e experiências e promover um espaço formativo para seus participantes.
Utilizando o software livre Noosfero, a plataforma é gratuita e permite a interação social a partir do compartilhamento de conteúdo e da criação colaborativa de informação, agregando recursos como fóruns, chats, compartilhamento de texto em html, em arquivos, fotos, vídeos e outras funcionalidades.
Comunidades e Fóruns
A Rede De Olho nos Planos está organizada em comunidades que agregam informações, referências bibliográficas e fóruns sobre diferentes temas relacionados aos Planos de Educação.
Para iniciar o debate, a plataforma possui cinco comunidades em que os participantes poderão dialogar sobre como envolver as comunidades escolares na construção ou revisão dos Planos de Educação; descobrir formas de uso dos Indicadores da Qualidade na Educação nesses processos; dialogar sobre como a Comissão coordenadora pode contribuir para que a elaboração ou revisão do Plano seja mais participativa, dentre outras questões. Lembrando que cada participante pode construir sua própria comunidade ou fórum de discussão.
“A Rede é aberta para que os participantes compartilhem suas experiências, tirem suas dúvidas e possam refletir sobre os principais desafios que enfrentam em seus municípios”, ressaltou Ananda. E convidou: “todas as pessoas podem integrar esta iniciativa e fazer parte deste movimento que busca, sobretudo, contribuir com a construção democrática e participativa dos Planos de Educação”.
Acesse a Rede De Olho nos Planos aqui.
Conheça o site do De Olho nos Planos. Leia também:
Quais são os dados que devem compor o plano de educação de seu estado ou município?
A hora da participação: quais os dias e horários ideais para envolver toda a comunidade escolar?
Fonte: De Olho nos Planos