A Coordenação de Juventude, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, acaba de lançar o Portal da Juventude e o guia #SampaJovem, que trazem informações sobre políticas e serviços públicos que os jovens podem acessar na cidade. Os dois materiais foram desenvolvidos em parceria com a Ação Educativa.
A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 21 de agosto, no CEU Água Azul em Cidade Tiradentes, com a presença do prefeito, Fernando Haddad, dos secretários municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, e de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana, o secretário nacional de Juventude, da Secretaria Geral da Presidência, Gabriel Medina, entre outros. “Parece uma questão banal, mas não é. Numa etapa em que, para os jovens, se abrem possibilidades de escolhas e construção de seus próprios caminhos, essa riqueza de caminhos só será acessada se houver informação”, afirmou a coordenadora da área de Juventude da Ação Educativa, Maria Virgínia de Freitas, na ocasião.
A pesquisa da Ação Educativa resultou na identificação de quase 1700 políticas ou equipamentos, das esferas municipal, estadual e federal. Com informações sobre o que é oferecido aos jovens, critérios para acesso, benefícios associados, entre outras, essa base foi georreferenciada e pode ser consultada no Portal da Juventude na seção “Na minha área”. A aba “Políticas públicas”, da seção “Fique Ligado”, traz também ações que não acontecem em um endereço determinado. Além disso, a publicação impressa #SampaJovem traz um panorama dos serviços públicos.
Junto ao Mapa da Juventude, elaborado pela Unicamp com dados sobre a população jovem na cidade, o Portal e o guia de políticas são instrumentos do programa Juventude Viva, que visa reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros e de periferia, maiores vítimas de homicídios, criando estratégias de ampliação de direitos, enfrentamento ao racismo e prevenção da violência.