Notícias
Compartilhar

Profª Petronilha Gonçalves recebe título de Doutora Honoris Causa pela UFABC

A Profª Drª Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, que orgulha a Ação Educativa integrando nossa diretoria institucional, recebeu na última terça-feira, 14 de dezembro, o título de Doutora Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal do ABC. A entrega foi realizada em uma sessão solene promovida pelo Conselho Universitário da universidade, em reconhecimento à atuação da professora na defesa da cultura, da diversidade, das mulheres, da educação pública, gratuita, e de excelência e, sobretudo, inclusiva e livre de discriminações.

A cerimônia de concessão do título, indicado pelo Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB) da UFABC, está disponível no youtube, e conta com os depoimentos do Pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da UFABC, Acácio Almeida, da secretária-geral da universidade, Fabiane Alves, que representou as pessoas integrantes do Consuni, e do Prof. Dr. Evaldo Ribeiro Oliveira, docente coordenador de Direitos Humanos na Unilab, que foi orientando da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e escolhido como padrinho de titulação pela professora.

A professora Petronilha é a primeira mulher negra a integrar o Conselho Nacional de Educação, sendo responsável pela relatoria do parecer CNE 003/2004, que oferece as diretrizes para a implementação da Lei Federal nº 10.639/03, que insere no currículo oficial do ensino básico a temática da História e Cultura Afro-Brasileira. Este é considerado um marco imprescindível para o enfrentamento do racismo, que demandou décadas do ativismo do movimento negro e da luta antirracista e que tem na figura da Professora Petronilha uma referência do campo de defesa e promoção de direitos humanos e enfrentamento ao racismo na educação.

O honroso título concedido pela UFABC se soma a expressiva lista de reconhecimentos conquistados pela professora Petronilha, com destaque para a atribuição da Ordem Nacional do Mérito, admitida pela Presidenta Dilma Rousseff por sua contribuição à educação no Brasil. Atualmente, Petronilha é professora emérita, professora titular no ensino-aprendizagem em Relações Étnico-Raciais, docente junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCAR, onde também é pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros. 

Comentários: