Notícias
Compartilhar

Projeto JADE abre inscrições para formação em educação com jovens de escola pública

As atividades vão acontecer no CEU Sapopemba e os interessados podem se inscrever até 1º de abril

Estão abertas as inscrições para o projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE), iniciativa realizada pela Ação Educativa com o objetivo de dar formação política sobre temas relacionados ao direito à educação, qualidade da educação básica, desigualdades de gênero e raça na educação e articulação entre ensino médio, mercado de trabalho e acesso ao ensino superior. A formação tem a duração de oito meses e começa em 15 de abril.

Se ao longo dos anos anteriores os jovens participantes residiam em regiões diversas da Zona Leste, a proposta para 2014 é concentrar a seleção de jovens e as atividades da formação na região de Sapopemba.

Serão selecionados 20 jovens da região, entre 16 e 20 anos, que estejam cursando o Ensino Médio (ou tenham recentemente concluído essa etapa de ensino), interessados nas discussões relacionadas à educação, gênero e raça e que tenham, por fim, disponibilidade para tomarem parte de um processo de formação de longo prazo.

Ao longo da seleção serão considerados critérios como gênero e raça de modo a garantir a diversidade do grupo de jovens selecionados. Além disso, os jovens receberão uma bolsa-trabalho no valor de meio salário mínimo, oferecida mediante parceria entre a Ação Educativa e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo.

Se você é jovem, aluno ou ex-aluno de ensino médio da rede pública, morador da região de Sapopemba e tem entre 16 e 20 anos de idade, pode realizar sua inscrição através de formulário

História

O projeto Jovens Agentes pelo Direito à Educação (JADE) vem sendo realizado pela Ação Educativa desde 2007. Sua perspectiva é a de oferecer um processo de formação voltado a jovens moradores da Zona Leste da cidade de São Paulo na temática do direito à educação, fomentando processos de mobilização e atuação desses jovens em questões relacionadas aos temas discutidos ao longo da formação.

Ao longo de 2013, a formação concentrou-se nas discussões relacionadas, sobretudo, às relações de poder existentes no cotidiano da escola e às desigualdades persistentes que permeiam o acesso de jovens pobres ao ensino superior público. A atividade de intervenção dos participantes da última formação passou pela realização de entrevistas com professores, pesquisadores e jovens acerca das duas temáticas citadas e a posterior produção de dois vídeos, que podem ser acessados no site Tô no Rumo.

Formação Jovens Agentes pelo Direito à Educação

Público: alunos e ex-alunos do ensino médio de escolas públicas, que residam na região de Sapopemba e tenham renda familiar per capita (por membro da família) de até meio salário mínimo.

Duração: oito meses, com início no dia 15 de abril e encontros duas vezes por semana.

Local: CEU Sapopemba – Rua Vitória Marconato Zonta, s/n

Inscrições: de 17 de março a 1º de abril pelo formulário, disponível no site acaoeducativa.org.br (a seleção inclui apresentação do curso e entrevista individual)

Bolsa-auxílio mensal: no valor de meio salário mínimo

Informações: projetojade@acaoeducativa.org | (11) 3151-2333

 

Leia mais:

Diálogo sobre os Centros para Juventude reúne entidades e movimentos sociais na Ação Educativa

Tô no Rumo traz guia de cursinhos populares de São Paulo

Plano Juventude Viva em debate: confira entrevista com o Coordenador de Juventude da Prefeitura de São Paulo, Gabriel Medina

Projeto JADE completa ciclo de cinco anos com vídeos sobre ensino médio

 

Comentários: