O programa de formação começou em 22 de abril no CEU Sapopemba. Ao longo de oito meses, os vinte jovens participantes debaterão temas como a história de luta pelo direito à educação e políticas públicas da área, tendo como eixo as desigualdades de gênero e raça. “Nas formações anteriores, essas questões já apareciam com força. Por isso, sentimos a necessidade de aprofundar o olhar para como essas desigualdades impactam o direito à educação e o acesso de jovens ao ensino médio e ensino superior”, explica a educadora Natália Lago.
Se ao longo dos anos anteriores os jovens participantes residiam em regiões diversas da Zona Leste, a proposta para 2014 é concentrar a seleção de jovens e as atividades da formação na região de Sapopemba. A expectativa é que ao concentrar as atividades em um território, se ampliem as possibilidades de articulação e intervenção como resultado do processo de formação.
Foram selecionados vinte jovens da região, entre 16 e 20 anos, que estejam cursando o Ensino Médio (ou tenham recentemente concluído essa etapa de ensino). Os jovens receberão bolsa-auxílio no valor de meio salário mínimo. As inscrições para a formação foram encerradas no dia 1º de abril. Confira a lista dos selecionados.
Leia também:
Veja os selecionados para participar do Projeto Jade
Projeto Jade convoca candidatos para entrevista
Projeto JADE abre inscrições para formação em educação com jovens de escola pública