Aberto ao público, o evento surge com a proposta de discutir compromissos públicos e privados para com o futuro das jovens
No próximo dia 05/12, a ONG Ação Educativa sediará o evento “Compromissos públicos e privados para o acesso de jovens negras ao trabalho digno”, uma iniciativa da Rede Multiatores Mude com Elas para discutir políticas públicas e práticas corporativas voltadas à inclusão e valorização de jovens mulheres negras no mercado de trabalho. Com uma programação que integra mesas redondas, rodas de conversa e apresentações culturais, o encontro será realizado das 9h às 17h, no centro de São Paulo, reunindo representantes do setor público, privado e da sociedade civil.
“O Mude com Elas – Rede Multiatores MUDE com Elas para promoção do direito ao trabalho decente para as jovens negras no Brasil tem como objetivo articular poder público, setor privado, organizações da sociedade civil e as juventudes nas realizações de estratégias e ações que visam superar as barreiras impostas pelo racismo, o sexismo, a transfobia e homofobia e a condição socioeconômica para o acesso, a permanência e o desenvolvimento de jovens mulheres negras no mundo do trabalho”, afirma Fernanda Nascimento, coordenadora do Mude com Elas.
O evento busca criar um diálogo direto entre agentes que moldam o mercado de trabalho e a juventude negra, promovendo reflexões e o estabelecimento de compromissos concretos. “Nós temos como objetivo promover um espaço de troca de experiências, debates e reflexões sobre os desafios contemporâneos enfrentados por jovens negras no mercado de trabalho e as lutas por trabalho digno e decente. Este encontro reunirá ativistas, juventudes, representantes do poder público e do setor privado, para compartilhar experiências de resistência e construção de estratégias coletivas para a superação dessas desigualdades”, complementa Fernanda.
Confira a programação completa
• Chegada e coffee de boas vindas: 9h às 9h40
• Mesa 1 – 9h40 – As políticas públicas e o acesso ao trabalho por jovens mulheres negras: quais os compromissos do setor público?
Convidados: Marina Farias – Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Guilherme Barbosa – Diretor de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventude da Secretaria Nacional de Juventude; Leandra Perpétuo (CUT Nacional). Mediação Bárbara Barbosa da Oxfam Brasil.
• Mesa 2 – 11h30 – Dos dados sobre desigualdade às práticas de superação: quais os compromissos das empresas para acesso a trabalho decente por jovens negras?. Convidados: Scarlett Cunha (Instituto Ethos), Mário Rogério (CEERT), Carolina Gomes (PWC Brasil), com mediação de Katiana Normandia (Kinah)
• Almoço: 13h às 14h30
• Roda de conversa – 14h30 – As lutas da juventude por trabalho decente/digno: quais nossas estratégias? Convidados: Erika Matheus (ANTRA), Julia Gomes (Uneafro), Yasmin Pereira (Rede Ubuntu) com mediação de Deusa Negra (Mude com Elas).
• Encerramento – 16h30 – Slam Máfia das Minas convida King, ABraba