Afluentes: uma cultura ecológica por um mundo sustentável

Compartilhar

O projeto Afluentes – uma cultura ecológica por um mundo sustentável tem como finalidade de sensibilizar lideranças juvenis e fornecer capacitação a jovens nas pautas associadas à sustentabilidade cultural e ambiental. Para alcançar esses objetivos, o projeto estabelece parcerias com diversos coletivos, organizações e grupos envolvidos em iniciativas de mobilização cidadã no estado de São Paulo.

Um marco na trajetória da Ação Educativa no enfrentamento da emergência socioambiental, o projeto tem como missão central a redução do impacto ambiental na sociedade, visando a promoção de uma cultura de interação mais abrangente e harmoniosa com a natureza. Para tanto, o projeto promove ações em dois eixos centrais:

Formação e Expressão Cultural

  • • Articulação política e mapeamento de lideranças e coletivos juvenis;

Diálogos com diferentes atores da sociedade civil com o objetivo de identificar e mapear jovens líderes que possuem habilidades de mobilização política em diferentes áreas do Estado de São Paulo, etapa fundamental ao agregar iniciativas consolidadas e inovadoras, viabilizando a construção de ações coletivas de incidência na opinião pública e em espaços de tomada de decisões. 

  • • Capacitação de jovens, preferencialmente negros/as de territórios periféricos, nas temáticas relacionados à cultura sustentável e ecologia no Brasil;

A formação de jovens, majoritariamente negros/as periféricos/as, será baseada nas produções do Coletivo 660 e da Ação Educativa sobre a agenda socioambiental, com as seguintes abordagens: Água e Segurança Hídrica; Emergência climática e alteração dos ciclos hidrológicos; Incêndios florestais; Desmatamento e degradação florestal; Uso insustentável da água; Enfrentamento ao Racismo Ambiental.

  • • Promoção de Grupos de Diálogo e Atividades Culturais Autogestionadas sobre Políticas Públicas Ambientais;

A partir da formação na área de sustentabilidade ambiental, os jovens assumirão a liderança na segunda fase do projeto. Em territórios a serem designados pelo coletivo, eles conduzirão Grupos de Diálogo, promovendo reflexão e debates para a formulação de políticas públicas ambientais alinhadas com as demandas e desafios presentes nas diferentes realidades vivenciadas pelo grupo.

A iniciativa pretende estimular e monitorar o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cidades do estado de São Paulo, colaborando para a definição de referências e metas com base no diagnóstico daqueles que sofrem o impacto das mudanças climáticas  em seu cotidiano. O objetivo é estruturar uma abordagem integrada ao mais avançado cenário global de cultura sustentável.

As soluções elaboradas nos grupos de diálogo serão apresentadas por meio de 04 intervenções artísticas e atividades culturais diversificadas, organizadas pelas lideranças juvenis, além de servirem como base para a elaboração de um relatório sobre cultura sustentável. As intervenções artísticas e atividades culturais propostas podem abranger uma variedade de expressões criativas e formatos, tais como artes visuais, artes cênicas, música, literatura, artes digitais, oficinas culturais e eventos culturais locais.

Cidadania e Responsabilidade Social

  • • Realização de dois Seminários Internacionais Temáticos sobre cultura sustentável e ecologia com foco na preparação para a COP-30 em Belém, agendada para 2025.
  • • Desenvolvimento de ambientes colaborativos para engajamento e intervenção em eventos-chave relacionados à agenda socioambiental que sensibilizem para a importância da construção de uma cultura voltada à valorização da sustentabilidade ambiental. Além da participação ativa em reuniões e eventos locais e regionais, busca-se garantir a presença de 4 representantes do projeto em eventos significativos, como o Décimo Primeiro Fórum Social Panamazônico, em junho de 2024, na Bolívia.
  • • Elaboração de boletins informativos e publicações sobre mudanças climáticas, enfrentamento ao racismo ambiental e governança global com artigos, análises e entrevistas que abordem de maneira acessível às questões relacionadas à cultura de sustentabilidade socioambiental.
  • • Organização da exposição “Por uma Cultura Ecológica em um Mundo Sustentável – Ciência e Cultura em Face dos Desafios do Nosso Tempo”, uma exposição multimídia, visando propor um quadro abrangente do mais megadiverso país do mundo em termos biológicos a partir de sua imaginação artística e cultural.