Juventude em Pauta

Compartilhar

No período que sucedeu a destituição da presidenta Dilma Roussef (2016), a juventude brasileira teve os seus direitos negados a partir do enfraquecimento das políticas públicas e do esvaziamento de espaços participativos, intensamente construídos no início do século XXI. E, no turbilhão de retrocessos democráticos, novas orientações passaram a pautar as políticas públicas de juventude, num ambiente onde o debate público perdera o vigor.

Linhas de atuação

No desafio atual de reconstruir o país, é preciso voltar a debater o sentido das políticas, recolocando a discussão sobre demandas e direitos da juventude, resgatando processos históricos e atualizando debates e propostas. É com o intuito de contribuir com esse processo de reconstrução que a Ação Educativa, em parceria com um grupo de pesquisadores e ativistas, dá início ao projeto Juventude em Pauta, um espaço de trocas e produção de conhecimento sobre as questões fundamentais que permeiam a realidade da juventude brasileira. Diante do cenário desafiador, a iniciativa visa, entre outros, elaborar um e-book intitulado “Políticas públicas de juventude: reconstrução em pauta”.

Através do Juventude em Pauta, buscamos reafirmar a importância da participação ativa dos jovens na construção de políticas públicas que efetivamente atendam às suas necessidades e aspirações. Pretendemos criar um ambiente inclusivo e plural, onde diferentes perspectivas e experiências sejam consideradas, permitindo a formulação de propostas que reflitam a diversidade e a complexidade da juventude brasileira.

O projeto não apenas se propõe a analisar criticamente o impacto das mudanças nas políticas públicas de juventude, mas também a fomentar o diálogo entre inúmeros segmentos da sociedade.